googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 30 de agosto de 2016

FBI alerta para ataques de 'hackers' estrangeiros a páginas eleitorais

Em 08 de novembro se realizam eleições para escolher o sucessor de Barack Obama na Casa Branca

© DR
O FBI garante ter provas de que hackers estrangeiros atacaram páginas na internet dedicadas a organizar as eleições presidenciais de novembro nos estados Illinois e Arizona (Estados Unidos), de acordo com os meios de comunicação locais.

O suposto ataque surge em um momento de grande tensão com a Rússia depois de Washington ter acusado Moscou de atacar o sistema informático do Comitê Nacional Democrata (DNC, em inglês) e de passar ao portal WikiLeaks quase 20 mil emails polêmicos.
De acordo com o jornal The Washington Post, o FBI alertou em junho altos cargos do Arizona para a existência de uma ameaça "credível" à sua base de dados de eleitores, avaliando o risco como "um oito numa escala de 1 a 10", disse ao jornal Matt Roberts, porta-voz da secretaria de Estado estadual.
Em consequência, a secretária de Estado do Arizona, Michelle Reagan, suspendeu durante uma semana o registro de novos eleitores, apesar de tudo indicar que os 'hackers' não conseguiram atingir o seu objetivo de acessar à base de dados dos eleitores.
O portal de notícias Yahoo, por seu lado, assegurou que os hackers conseguiram acessar em julho a dados de 200 mil norte-americanos registrados para votar nas eleições de novembro no estado de Illinois.
"Trata-se de um ataque altamente avançado proveniente de um organismo estrangeiro", explicou na altura, através de um comunicado interno, o diretor de registros de votações da Comissão Eleitoral do estado de Illinois, Kyle Thomas.
Em resposta a estes possíveis ataques, o FBI lançou no dia 18 de agosto um aviso em que alertava para o número de identificação de IP de vários usuários não identificados que tentavam se infiltrar nos organismos eleitorais de alguns dos 50 estados do país.
Apesar de o FBI não ter identificado a nacionalidade dos supostos piratas informáticos, o canal NBC e o Washington Post asseguraram que são de origem russa.
Em 08 de novembro se realizam eleições para escolher o sucessor de Barack Obama na Casa Branca, em que os principais candidatos são o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo