quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Cientistas desenvolvem tratamento que aniquila células cancerígenas

Além de prevenir todos os efeitos colaterais associados, por exemplo, à quimioterapia, o CICD consegue provocar uma regressão tumoral completa´

© DR
Uma equipe de cientistas da Universidade de Glasgow encontrou a técnica mais eficaz na luta contra o câncer - até o momento. Segundo o canal Fox News, os cientistas conseguiram matar as células cancerígenas através de uma técnica chamada Caspase Independent Cell Death (CICD, sigla em inglês).

O método atua de forma completamente diferente das terapias atuais, como a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Enquanto estas técnicas levam a um processo de apoteose acelerado (que mata as células, mas não todas), o novo mecanismo ativa as células caspases, que provocam a uma morte celular mais completa.

Além de prevenir todos os efeitos colaterais associados, por exemplo, à quimioterapia, o CICD consegue provocar uma regressão tumoral completa, devendo ser usada nos estudos e nas terapias futuras, defendem os pesquisadores.
Apesar de esta técnica ter sido usada no combate a um câncer colo-retal, o estudo destaca a eficácia na luta contra outro tipos de tumores, podendo, então, esta terapia ser usada de uma forma generalizada no tratamento da doença.