googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 12 de maio de 2018

Quantidade de investigados no Congresso cai, mas investigações aumentam

No fim de abril de 2018, dias antes da restrição do foro, 178 deputados e 44 senadores estavam sob investigação ou eram réus no STF

© Wilson Dias/Agência Brasil 
Um levantamento realizado pelo site Congresso em Foco verificou que o número de parlamentares que respondiam a processos no Supremo Tribunal Federal (STF) pouco antes da aprovação da restrição do foro privilegiado caiu cerca de 7%. Por outro lado, o número de investigações saltou 20%.
De acordo com a publicação, em 2017, 190 deputados e 48 senadores - metade do Congresso - eram investigados na Corte. No fim de abril de 2018, dias antes da restrição do foro, 178 deputados e 44 senadores estavam sob investigação ou eram réus no STF.

No mesmo período, o número de inquéritos abertos subiu de 309 para 372. Já o número de procedimentos resultantes de denúncias aceitas pelo colegiado caiu 19%, passando de 95 ações penais até o meio do ano passado para 77 até 30 de abril de 2018.
Restrição do foro
Em 3 de maio deste ano, o STF decidiu por unanimidade restringir o foro por prerrogativa de função de deputados e senadores. Antes, os congressistas só podiam ser processados pela última instância da Justiça. Após a mudança, apenas as acusações por crimes cometidos durante o mandato ou em razão do cargo ocupado serão analisadas pela Corte.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo