googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Estudo descobre como genes determinam se alguém é canhoto ou destro

Pela primeira vez, cientistas descobriram as regiões do DNA que determinam o lado dominante do corpo

© DR
Cientistas britânicos detectaram pela primeira vez as regiões do DNAque determinam por que algumas pessoas são canhotas. Os pesquisadores acreditam que essas áreas estejam ligadas também a habilidades de linguagem operadas pelo cérebro.


Para efeitos da pesquisa, foram analisadas informações genéticas de cerca de 400 mil pessoas do UK Biobank, um grande banco de dados sobre predisposições genéticas que começou a ser formulado em 2006.
Após examinarem as imagens cerebrais de nove mil pessoas, cujo perfil genético já havia sido avaliado, os cientistas notaram que tanto o lado direito quanto o esquerdo do cérebro que lidam com a linguagem operam de forma mais coordenada em pessoas canhotas.
Além disso, os genes que indicam a nossa mão dominante (seja a esquerda, seja a direita) são responsáveis também pela formação do citoesqueleto, estrutura que mantém a forma das células em animais como caracóis e sapos.
De acordo com Gwenaëlle Douaud, coautora do estudo, já se sabe que as diferenças nos citoesqueletos de muitos destes animais são “eventos geneticamente induzidos muito cedo”.  Segundo a cientista, isso sugere que o desenvolvimento da dominância de certo lado do corpo começa a aparecer no cérebro já no útero.
Os estudiosos também identificaram que, pelas características genéticas, pessoas canhotas seriam menos propensas a ter Parkinson e mais expostas à esquizofrenia. Embora essa relação ainda não esteja confirmada, o estudo serve para reavaliar o caminho de pesquisas futuras sobre essas doenças.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo