googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Bolsonaro critica Argentina por plano que altera poderes de militares

Bolsonaro critica presidente da Argentina por plano que altera poderes de militares

@Arquivo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar seu par argentino, Alberto Fernández, na noite desta quinta-feira (24). Numa mensagem em redes sociais, o brasileiro publicou uma reportagem do jornal local Cronista que relata uma proposta do governo Fernández para retirar alguns poderes do comando das Forças Armadas. Para Bolsonaro, a medida deixaria "os militares submissos as [sic] vontades políticas e ideológicas do governo".


Segundo o jornal argentino, o plano do atual governo é revogar um decreto assinado pelo ex-presidente Mauricio Macri em 2016.
O instrumento transferiu, do Ministério da Defesa à cúpula militar, poderes como o de conceder graus militares, designar pessoal para cargos de média hierarquia, definir destinos de missões, aprovar qualificações obtidas em institutos de recrutamento e escolas superiores, conceder licenças e dispor sobre baixas e aposentadorias compulsórias, entre outros. 
O plano de Fernández, portanto, retiraria essas prerrogativas do alto-comando militar e as devolveria ao Ministério da Defesa.
O atual líder argentino é alvo de críticas de Bolsonaro desde que entrou na disputa pela Presidência, em maio de 2019. Assim como sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, Fernández é aliado do ex-presidente Lula –ambos defenderam publicamente a liberdade do petista quando ele estava preso em Curitiba. Bolsonaro, por sua vez, é aliado do ex-presidente Maurício Macri, que perdeu a reeleição para a chapa esquerdista. 
O presidente brasileiro não ligou para cumprimentar Fernández quando sua vitória foi anunciada e decidiu não ir à sua posse. Ele chegou a cogitar deixar o país sem representante na cerimônia, realizada em dezembro em Buenos Aires, mas decidiu de última hora enviar seu vice, o general Hamilton Mourão.
As críticas de Bolsonaro a Fernández representam uma quebra de protocolo, uma vez que é praxe diplomática que um presidente não se manifeste sobre assuntos internos de outro país. O presidente brasileiro na Índia, onde se encontrará com o primeiro-ministro Narendra Modi.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo