googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 14 de abril de 2020

A ciência por trás dos sonhos bizarros de quarentena

Especialista tecem algumas teorias.

© DR

Segundo um artigo publicado na CNN, os relatos de sonhos bizarros durante a quarentena têm se multiplicado no Twitter. 


Mas o que a ciência tem a dizer sobre este fenômeno?
Os especialistas ainda não sabem por que sonhamos, diz Jason Ellis, professor de psicologia da Northumbria University e diretor do Northumbria Center for Sleep Research. Mas existem algumas teorias.
"Existe a teoria da evolução que diz que usamos sonhos para testar diferentes cenários num ambiente seguro", explicou Jason Ellis, à CNN.
Outra hipótese é a teoria de consolidação da memória, acrescentou, sugerindo que, quando estamos sonhando recolhemos as informações às quais tivemos acesso ao longo do dia para criar novas memórias.
"Quando olhamos para o cérebro das pessoas quando dormem, é possível verificar diferenças quando elas estão sonhando e quando não estão. E certamente podemos ver que a atividade cerebral muda em função dos sonhos", disse Ellis.
Há outra teoria dos sonhos - a teoria da função reguladora do humor - que diz que os sonhos contribuem para gerir questões emocionais. O estresse de uma pandemia pode resultar em sonhos perturbadores, pois os sonhos podem não apenas ajudar a lidar com a situação, mas também a refletir sobre a realidade. 


VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo