terça-feira, 14 de abril de 2020

Governos estão 'construindo a arquitetura da opressão', diz Snowden


O ex-analista da NSA deixou avisos para a forma como os governos estão abordando a pandemia

© DR

O ex-analista da NSA dos EUA, Edward Snowden, concedeu uma entrevista ao co-fundador da Vice, Shane Smith, sobre a atual pandemia de Covid-19 onde teceu considerações sobre os métodos e abordagem que os governos estão tendo para combater a pandemia.


Snowden começa afirmando que esta pandemia não era tão imprevisível como se quer fazer parecer, indicando que “não há nada mais previsível do que uma crise de saúde pública num mundo em que vivemos uns em cima dos outros em cidades populosas e poluídas“.
“Todos os acadêmicos e investigadores sabiam que isto estava vindo. Na verdade, mesmo agências de informação, posso dizer-te em primeira mão, porque costumavam ler os relatórios planejados para pandemias”, afirmou Snowden.
O ex-analista da NSA admite ainda desconfiança face à forma como os governos estão abordando a pandemia, apontando que muitos estão aproveitando a oportunidade para recolher mais dados sobre os seus cidadãos.
“À medida que o autoritarismo se espalha, que proliferavam as leis de emergência, que sacrificamos os nossos direitos, também sacrificamos a nossa capacidade de impedir o deslize para um mundo menos livre. Acredita mesmo que, quando a primeira, a segunda e a 16ª onda de coronavírus se tornarem memórias distantes, estas capacidades [de reunir dados privados] não serão mantidas? Que estes conjuntos de dados não serão mantidos? Não importa como estejam sendo usados, o que está sendo construído é a arquitetura da opressão”, afirmou.
entrevista de Smith a Snowden pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo, parte de uma nova série de entrevistas da Vice de nome ‘Shelter in Place’.


VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo