googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 23 de junho de 2020

EUA vão suspender vistos para trabalhadores qualificados

EUA vão suspender vistos para trabalhadores qualificados

© Shutterstock
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente americano, Donald Trump, vai suspender alguns tipos de visto de trabalho até o fim de 2020, informou a Casa Branca nesta segunda-feira (22).A medida envolverá os vistos do tipo H-1B, para trabalhadores qualificados, e do tipo L-1, para aqueles profissionais transferidos dentro de uma mesma empresa.
Trump também não permitirá a entrada de pessoas de vistos H-2B, usados por trabalhadores sazonais, com exceção daqueles que atuam na indústria de serviços alimentícios.A mudança não se aplica aos estrangeiros que já estejam trabalhando no país.

A suspensão afetará ainda os vistos do tipo J (para programas de intercâmbio cultural nos EUA) que permitirem trabalho. Ainda poderão entrar no país os portadores de visto H-2A, destinados a trabalhadores agrícolas temporários.
Segundo o governo, a decisão procura proteger os trabalhadores americanos em meio à crise do novo coronavírus. Com a pandemia, a economia americana perdeu 20,5 milhões de empregos apenas em abril, a maior destruição de vagas desde a Grande Depressão.
Os EUA continuam como o epicentro da Covid-19 no mundo, contabilizando mais de 2,2 milhões de infectados e mais de 120 mil mortes em decorrência da doença.As restrições devem liberar cerca de 525 mil empregos para cidadãos dos EUA, segundo a Casa Branca.
Nesta segunda-feira, Trump também anunciou a renovação de uma ordem assinada por ele em abril, que suspendia temporariamente a emissão do green card, visto que garante a residência de estrangeiros nos EUA. Segundo o funcionário do governo, essa medida liberou para trabalhadores americanos cerca de 50 mil vagas no país.
A Câmara de Comércio dos EUA e diversas empresas criticaram a decisão de Trump. A Business Software Alliance, uma aliança de empresas de software que inclui a Microsoft, disse que a decisão de restringir o emprego de profissionais estrangeiros altamente qualificados pode impactar negativamente a economia do país, diminuindo ainda mais o número de empregos para americanos.
Os críticos das medidas de Trump dizem ainda que o presidente está usando a pandemia para cumprir promessa de longa data de limitar a imigração para os Estados Unidos e assim agradar sua base eleitoral.
Em março deste ano, sob o pretexto de proteger a saúde dos americanos, o presidente fechou as fronteiras do país com o México e com o Canadá para travessias não essenciais e implementou regras que permitem a rápida deportação de imigrantes capturados nas fronteiras do país.
Trump é candidato à reeleição em novembro. No entanto, a recessão econômica e os protestos contra o racismo e a violência policial nos EUA fizeram a popularidade do presidente despencar, colocando em xeque a tática incendiária do americano para ser reconduzido à Casa Branca
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo