googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 4 de junho de 2020

George Floyd foi morto pela "pandemia do racismo e da discriminação"

Hoje o dia foi de homenagens para Floyd, em diferentes cidades americanas.

© DR
"Não foi a pandemia do novo coronavírus que matou George Floyd (...) foi a pandemia, muito familiar nos Estados Unidos, do racismo e da discriminação que matou George Floyd", afirmou Ben Crump, que falava numa cerimônia de homenagem que hoje se realizou em Minneapolis, no Estado americano do Minnesota.


Em Nova York, numa cerimônia idêntica à de Minneapolis, o irmão da vítima, Terrence Floyd, mostrou-se grato e emocionado por uma multidão ter se juntado e gritado "Não Está Sozinho" em memória de George Floyd.
"Agradeço a Deus por todos vocês mostrarem amor pelo meu irmão. Estou orgulhoso pelos protestos, mas não pela violência. O meu irmão não defendia isso", disse Terrence, devolvendo à multidão a frase "Poder para o Povo" ("Power to the People").
George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu depois de um polícia branco ter pressionado seu pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de a vítima dizer que não conseguia respirar.
Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, uma série de protestos contra a violência policial e o racismo tem acontecido em dezenas de cidades americanas, algumas das quais foram palco de atos de vandalismo.
Pelo menos 9.000 mil pessoas foram detidas e o recolher obrigatório foi imposto em várias cidades, incluindo Washington e Nova York.
Os quatro polícias envolvidos no assassinato foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de homicídio em segundo grau e de homicídio involuntário. Os três outros agentes da polícia foram acusados de cumplicidade.
A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares numa loja.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo