googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 29 de julho de 2020

África: Quase 45 mi de pessoas em situação de insegurança alimentar

A organização regional acrescenta que "é provável que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar aumente ainda mais".

África: Quase 45 mi de pessoas em situação de insegurança alimentar
© DR

Quase 45 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar no sul de África, motivada pela seca e inundações na região, assim como pela pandemia da covid-19, alertou hoje a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). De acordo com um relatório da SADC, o número de pessoas afetadas nos 13 países da região aumentou 10% em 2020 face aos dados do ano passado.


"As consequências das alterações climáticas (...), os desafios econômicos e a pobreza foram exacerbados pelo impacto devastador da covid-19", assinala o documento, citado pela agência France-Presse.
O documento aponta ainda que as medidas tomadas pelos governos da região para limitar a propagação da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, afetaram seriamente a atividade econômica, o emprego e as remessas dos países na África Austral.
"Isto é particularmente visível entre as classes mais pobres das áreas urbanas, que dependem fortemente do setor informal e dos mercados locais para a sua subsistência", aponta a SADC no relatório.
A organização regional acrescenta que "é provável que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar aumente ainda mais".
A SADC estima que haja cerca de 8,4 milhões de crianças em situação de subnutrição em 2020, das quais 2,3 milhões necessitam de cuidados médicos.
O relatório observa que o encerramento das escolas devido à pandemia, em março, afetou as crianças e jovens que dependiam das refeições escolares para se alimentarem.
De acordo com os dados mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), a região da África Austral é a mais afetada no continente, com 471.491 infectados e 7.453 mortos - pertencendo a maioria à África do Sul, que reúne 452.529 casos e 7.067 mortos.
Na África, há 17.767 mortos confirmados em mais de 848 mil infectados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 650 mil mortos e infectou mais de 16,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo