googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Cientistas anunciam novo sistema que prevê erupções vulcânicas

Cientistas da Nova Zelândia anunciaram nesta segunda-feira (20) que desenvolveram um novo sistema de alerta para erupções vulcânicas, e que, segundo os pesquisadores, poderia ter evitado a tragédia de White Island, onde 20 pessoas morreram em dezembro.

Cientistas anunciam novo sistema que prevê erupções vulcânicas
© DR

O novo sistema, desenvolvido por uma equipe da Universidade de Auckland, usa algoritmos avançados e inteligência artificial para "aprender" os padrões gerados pelos dados e prever futuras erupções.


"Este sistema detecta os tipos de erupção que provavelmente serão fatais", disse o professor Shane Cronin, que trabalhou neste projeto com Kempa-Liehr e David Dempsey.
Os cientistas acreditam que, tendo um sistema de alerta precoce como o que desenvolveram, a Nova Zelândia poderia ter evitado a tragédia causada pelo Whakaari, que entrou em erupção a 09 de dezembro de 2019, quando estava em estado de alerta 2 (atividade vulcânica leve) numa escala de 5.
A erupção surpreendeu centenas de turistas na ilha, onde 20 pessoas morreram.
Segundo os cientistas da Universidade de Auckland, a erupção foi precedida por uma forte explosão de energia sísmica, cerca de 17 horas antes de ser detectada pelos atuais sistemas de alerta.
"Acreditamos que era um sinal de que o fluido magmático fresco estava subindo e a pressionando a água presa nas rochas superficiais e depósitos soltos que enchiam os respiradouros", disse Dempsey.
O investigador da Nova Zelândia explicou que a explosão sísmica que precedeu a erupção "é o indicador mais comum" de uma explosão iminente e que esse sinal de alerta "poderia ter sido detectado quase instantaneamente pelo sistema", permitindo que as autoridades fossem notificadas e a tragédia evitada.
A Nova Zelândia, que tem intensa atividade sísmica e vulcânica, não possui um sistema avançado de alerta em tempo real para erupções e depende de um sistema de informações que não é atualizado com frequência.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo