googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Tubarão é filmado 'afogando' enorme baleia em ataque assustador

Os investigadores já tinham localizado e identificado o tubarão e chamaram-lhe Helen. Não se metam com a Helen... é o nosso conselho

©National Geographic

Um grande tubarão branco foi filmado afogando uma baleia-jubarte neste que é considerado o primeiro ataque do gênero. Os investigadores já tinham localizado e identificado o tubarão em específico e chamaram-lhe Helen. 

O tubarão fêmea foi filmado 'derrubando' a baleia de 10 metros de comprimento durante 50 minutos. A baleia estaria já doente e estava presa numa rede de pesca quando o ataque aconteceu na costa de Port Elizabeth, na África do Sul, em fevereiro.
O biólogo marinho que conseguiu captar o momento, Ryan Johnson, disse ao The Times que o tubarão foi "muito estratégico" quanto à abordagem. "Não houve hesitação, foi como se soubesse exatamente como fazê-lo", continuou.
Segundo explicou, o tubarão conseguiu abrir uma artéria na cauda da baleia, depois afastou-se e ficou a observá-la durante cerca de 30 minutos antes de atacar a cabeça até que ela se afogasse. "Apesar de ter uma fração do seu peso, estava tentando passar-lhe por cima, puxou-a para baixo para que a cabeça ficasse submersa para a tentar afogar (...) e ela simplesmente não voltou a vir à tona", acrescentou.
Ryan não saber dizer se o tubarão tinha agido por instinto ou inteligência, mas que "estamos falando de um dos maiores predadores do planeta atacando e matando uma das maiores espécies do mundo. É fascinante", referiu em entrevista à Newsweek.
Depois de ter feito história, Helen desapareceu, o seu localizador ficou sem bateria e os investigadores já não conseguem saber por onde tem nadado.
Estas imagens da luta entre a grande tubarão branco e a baleia-jubarte estão incluídas no documentário da National Geographic 'Shark Vs. Whale', que será liberado ainda este mês.
Veja na galeria acima uma amostra do que esperar.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo