terça-feira, 9 de março de 2021

Extremista que fez segurança a aliado de Trump no dia do motim é detido

 

Foi detido o militante do grupo de extrema-direita Oath Keepers, que no próprio dia 6 de janeiro, de manhã, esteve fazendo segurança para Roger Stone, ex-assessor de Trump

© Tasos Katopodis/Getty Images

O membro da milícia de extrema-direita Oath Keepers, que esteve de serviço como segurança para Roger J. Stone Jr., ex-assessor de Donald Trump, no dia do ataque ao Capitólio, foi detido com relação à insurreição, segundo anunciaram hoje as autoridades federais, citadas pelo New York Times.


Roberto Minuta foi detido no sábado em Nova York e foi acusado de invasão da sede do Congresso, depois de ameaçar e provocar "de forma agressiva" agentes de autoridade, de acordo com a queixa criminal, que foi esta segunda-feira divulgada.

Os procuradores referem, ainda, que quando o suspeito foi detido perguntou aos agentes federais porque é que o estavam prendendo pelo motim e não estavam investigando o movimento 'Black Lives Matter' e os ativistas do grupo de extrema-esquerda Antifa.

O homem de 36 anos de idade, que mora no Texas, já tinha sido identificado pela imprensa no mês passado como uma de seis pessoas ligadas à milícia Oath Keepers que protegeram Roger Stone, aliado do ex-presidente, na manhã de 6 de janeiro ou no dia anterior (como pode ver na imagem).

Vale lembrar que Stone foi um dos aliados de Trump que, na reta final do mandato, beneficiou de indulto ou perdão presidencial. O ex-assessor tinha sido condenado a uma pena de 40 meses de prisão por ter mentido ao Congresso, manipulado testemunhas e por obstrução à investigação relativamente à possível coordenação entre a campanha de Trump e a Rússia em 2016.

Os Oath Keepers, um grupo paramilitar maioritariamente composto por ex-agentes de autoridade e veteranos do exército, foi uma das organizações de extrema-direita com maior presença no motim de 6 de janeiro, em Washington D.C., que culminou com a morte de cinco pessoas, entre as quais um polícia.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo