googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 26 de março de 2021

Motel desativado vira unidade para isolar pacientes com Covid-19 em Araraquara

 

O foco é abrigar quem more sozinho ou conviva com muitas pessoas num mesmo espaço, para evitar a disseminação da doença na cidade

© Pixabay


RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Um motel desativado foi transformado em unidade para o cumprimento da quarentena exigida às pessoas diagnosticadas com a Covid-19 em Araraquara (a 273 km de São Paulo).


É o segundo imóvel originalmente não destinado à saúde que passa a operar como apoio para o sistema na cidade do interior paulista. Araraquara se transformou em símbolo do avanço da variante brasileira em São Paulo e viu o total de casos e mortes explodir a partir de janeiro, o que fez com que decretasse um lockdown.

Com 44 vagas, a unidade de quarentena vai abrigar pacientes diagnosticados com o novo coronavírus que não tenham condições de cumprir o isolamento obrigatório de 14 dias em suas casas.

O foco é abrigar quem more sozinho ou conviva com muitas pessoas num mesmo espaço, para evitar a disseminação da doença na cidade.

A previsão é que os pacientes comecem a chegar ao local nesta sexta-feira (26), segundo a Secretaria da Saúde de Araraquara.
Além de abrigar os 44 infectados, divididos em alas masculina e feminina, o local também fornecerá alimentação e os pacientes receberão visitas diárias de equipes médicas.

O imóvel, na rua José Barbieri Neto, estava disponível para locação, mas a prefeitura fez um contrato de cessão do espaço e não terá de pagar aluguel –apenas gastos como água e energia elétrica.

De acordo com a secretária da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, a proposta tem como objetivo auxiliar as pessoas diagnosticadas no cumprimento do isolamento, para que não coloquem em risco os seus familiares.

A ida das pessoas para o local não é obrigatória, mas, além de evitar contato com familiares, o isolamento na unidade também tirará as pessoas de circulação nas ruas.

Segundo a prefeitura, equipes que fazem visitas domiciliares ou telefonam para as pessoas doentes acabam sabendo que o infectado não está em casa, mas circulando no entorno de suas moradias.

"Já na primeira visita da equipe de saúde à pessoa positivada, se for constatada a necessidade de alojamento adequado para cumprir a quarentena, ela já será informada e poderá optar pela estadia na unidade", disse a secretária.

O descumprimento do isolamento após ter sido diagnosticado com a Covid-19 foi alvo apenas na última semana de 43 autos de infração em Araraquara, envolvendo positivados e familiares. Os casos foram encaminhados ao Ministério Público Estadual. A multa é de R$ 120,58.

Antes de fazer o acordo com os proprietários do motel, a Prefeitura de Araraquara já tinha transformado uma igreja em hospital de retaguarda com 21 leitos.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias funcionará como um polo de apoio à saúde local pelos próximos três meses, com o objetivo de conseguir ampliar a oferta de leitos depois que a nova variante do coronavírus passou a circular na cidade.

Ela abriga 21 leitos, sendo 19 de enfermaria e 2 de isolamento, e está sendo equipada com sistemas de oxigênio, vácuo e ar comprimido.

Os leitos foram distribuídos pelo salão principal da igreja, setor administrativo e em outras salas do templo.

"Queremos fazer a internação precoce. No paciente com comorbidade que tinha necessidade de internação, a gente conseguia monitorar melhor [antes da chegada da nova variante]", disse a secretária.

Hoje, há 196 pessoas internadas com Covid-19 em Araraquara, sendo 104 moradores da cidade e 92 de 30 municípios, inclusive de outros estados. Há um paciente de Quirinópolis (GO) e outro de Naviraí (MS), por exemplo. A cidade com mais pacientes internados em Araraquara é São Carlos, com 26 nesta quinta-feira.

O município registrou 318 mortes até aqui na pandemia, as duas últimas nesta quinta, de dois homens. Um deles, de 36 anos e com comorbidades, ficou dois dias internado. O outro, de 53, não tinha comorbidades e estava internado desde o dia 10.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo