googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Afegãos relatam violência de talibãs contra quem tenta fugir

 

Os relatos contrariam as promessas feitas pelo grupo radical, que voltou a dominar o Afeganistão

© Getty Images

A promessa dos talibãs de que garantiriam uma "passagem segura" aos civis que quisessem chegar ao aeroporto de Cabul para deixar o Afeganistão, parece ter sido quebrada poucas horas depois de ter sido feita. Há já relatos de mulheres e crianças espancadas e chicoteadas ao tentarem passar os postos de controle montados pelo grupo radical islâmico.

Com os talibãs controlando a fronteira terrestre do Afeganistão, o aeroporto de Cabul é a única saída do país. Os militares norte-americanos assumiram o controle do tráfego aéreo no aeroporto da capital afegã, mas os combatentes talibãs controlam a estrada para o aeroporto e montaram vários postos de controlo no norte de Cabul.

Os relatórios vindos da capital afegã dizem que tem existido violência nos postos de controle a caminho do aeroporto e, segundo o Guardian que relata a história, há mesmo imagens de uma mulher e uma criança com ferimentos na cabeça depois de supostamente terem sido espancados e chicoteados ao tentarem passar um posto de controle. Fontes em Cabul disseram ao jornal que os talibãs estavam a verificar documentos e a reter algumas pessoas à força no local, recusando-se a deixá-las chegar ao destino.

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que embora um número significativo de pessoas tenha conseguido chegar ao aeroporto, agora sob controlo militar dos EUA, “houve casos em que recebemos relatos de pessoas a quem foi rejeitada a passagem, empurradas para trás ou mesmo agredidas... Estamos a falar disso através de um canal de comunicação com os talibãs para tentar resolver essas questões. E estamos preocupados que possa continuar a acontecer nos próximos dias", referiu.

Sullivan disse que manter as rotas abertas para o aeroporto é uma "questão revista de hora a hora... É algo de que temos noção e estamos muito focados em responsabiliza-los para que cumpram o que prometeram".

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que se os talibãs não fornecerem passagem segura aos civis, "as consequências serão graves e fortes da parte dos militares dos Estados Unidos. Deixamos isso bem claro. Mas agora... não estamos confiando, não estamos acreditando na palavra deles".

A Casa Branca disse que 13 voos, na terça-feira, transportaram 1.100 cidadãos americanos, residentes permanentes e as suas famílias do aeroporto de Cabul, o ritmo deve aumentar hoje e durante a semana. As forças armadas britânicas estão trabalhando para evacuar cerca de 6.000 pessoas de Cabul.

Por seu lado, a Austrália transportou 26 pessoas no seu primeiro voo de resgate, disse o primeiro-ministro, Scott Morrison, depois de as tropas australianas chegaram para ajudar na evacuação.

Recorde-se que o país caiu nas mãos dos talibãs em dias, em vez dos meses previstos pela inteligência dos Estados Unidos. 

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo