googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Algoritmo do Twitter amplifica direita política, diz estudo

Os investigadores não parecem ter conhecimento do motivo desta tendência

© Shutterstock


O Twitter compartilhou os resultados do seu estudo sobre as inclinações políticas do seu algoritmo, indicando que tem tendência para amplificar conteúdo da “direita política”. A investigação foi iniciada em abril e teve como amostra sete países, com o estudo verificando esta inclinação política em seis dos territórios.

Os investigadores usaram ‘tweets’ de publicações de imprensa e de oficiais eleitos nos EUA, Canadá, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.

“Em seis dos sete países, os ‘tweets’ publicados por oficiais eleitos da direita política foram amplificados pelo algoritmo, mais do que a esquerda política. Publicações de mídia de direita foram mais amplificadas comparando com as de esquerda”, compartilhou no Twitter uma das investigadoras, Rumman Chowdhury.

Apesar destas conclusões, a equipe de investigadores ainda não conseguiu identificar porque o algoritmo apresenta esta tendência. Chowdhury acredita que poderá estar relacionado com diferentes tipos de estratégia na rede social das duas alas políticas, indicando que uma investigação mais alargada poderá ajudar a perceber o porquê. 


Via...Notícias ao Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo