googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Criador da 'Pantera Cor de Rosa', David DePatie, morre aos 91 nos Estados Unidos

DePatie teve uma carreira notável no ramo das indústria de quadrinhos americana

© Reprodução / Acervo da família

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O produtor de animações David DePatie morreu, de causas naturais, em 23 de setembro, informou nesta quinta (14) a revista americana Variety. Ao longo de seus 91 anos de vida, DePatie teve uma carreira notável no ramo das indústria de quadrinhos americana, sendo sua criação mais conhecida a "Pantera Cor de Rosa".

Após passar pelo comando da Warner Bros. Cartoons, braço da empresa de cinema dedicado às animações que fechou em 1963, DePatie se associou ao colega Friz Freleng para fundarem juntos o estúdio que mais tarde criaria seu personagem mais famoso, o felino colorido.

Encomendada inicialmente pelo diretor de cinema Blake Edwards, que tinha a intenção de dirigir o filme "A Pantera Cor de Rosa", as tiras animadas da personagem fizeram sucesso ao longo dos anos 1960 e 1970, logo se tornando independentes do longa-metragem e migrando para a televisão.

A primeira série animada da "Pantera Cor de Rosa", "The Pink Phink", foi dirigida por Freleng e venceu o único Oscar que o estúdio conquistou, em 1964. Ao longo dos anos, a animação teve diversas adaptações para o cinema, sendo a mais recente o filme "Pantera Cor de Rosa 2", de 2009.

A empresa de DePatie e Freleng se tornou uma das mais importantes produtoras de desenhos animados infantis dos Estados Unidos, participando da ciração de séries como "Merrie Melodies" e "Dr. Seuss".

DePatie também teve pessagens pela Marvel como produtor executivo e pela empresa Hanna-Barbera, outra grande produtora de animações, conhecida pelos desenhos dos Looney Toones.

Via...Notícias ao Minuto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo