terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Nova (super) vacina promete tratar doenças transmitidas por mosquitos

A vacina contém proteínas sintéticas que imitam determinadas proteínas na saliva dos mosquitos.

© Shutterstock


Foi desenvolvida uma nova vacina que pode ajudar a combater as doenças transmitidas pelos mosquitos, como o Zika, a malária e a dengue. Já foi testada em humanos e "os resultados são muito positivos", afirma Olga Pleguezuelas, investigadora de uma das empresas que está trabalhando no desenvolvimento da vacina, citada pela New Scientist. 

A vacina, que conta com financiamento público dos governos do Reino Unido e dos Estados Unidos, contém proteínas sintéticas que imitam determinadas proteínas na saliva dos mosquitos e muda a forma como o nosso sistema imunológico responde às picadas. Quando nos pica, o mosquito segrega saliva que contém uma mistura de proteínas que não só impede a coagulação sanguínea, como altera a nossa resposta imunitária, tornando-nos mais suscetíveis a ficar doentes. 

Segundo a New Scientist, este método está também sendo usado para o combate à doença de Lyme ou à leishmaniose. Para já, tudo indica que pode reduzir as infecções pelo vírus Zika, mas o objetivo é travar a dengue, a febre amarela, a malária, a febre do Nilo Ocidental e o vírus chikungunya. No entanto, os cientistas acreditam que a vacina pode ser mais eficaz quando combinada com vacinas especificamente dirigidas a cada uma destas doenças, apesar de algumas ainda não terem uma imunização própria.

Os pesquisadores ainda não têm certezas sobre a eficácia deste método fora de laboratório. O próximo é avançar com novos testes em que os voluntários são deliberadamente infectados com picadas de mosquitos que transmitem as doenças.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo