Surto de listeriose causado por queijos franceses da marca Chavegrand afeta Portugal e outros países europeus. Autoridades alertam para risco grave à saúde, especialmente em grávidas e idosos. Produtos contaminados foram distribuídos em mais de 30 países e estão sendo recolhidos
![]() |
| ©Pixabay-imagem ilustrativa |
Os queijos foram distribuídos para mais de 30 países, entre eles Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega. Os produtos afetados são elaborados com leite pasteurizado de vaca ou cabra e podem ser reconhecidos pelo selo sanitário FR 23.117.001. No Reino Unido, o recall inclui o Mon Ami brand Mild & Creamy French Camembert Petit 125g, com validade até 22 de setembro de 2025.
Riscos e sintomas
A bactéria responsável pela contaminação é a Listeria monocytogenes, transmitida por alimentos contaminados. A infecção pode causar febre, dores musculares, náusea e diarreia. Em pessoas com maior vulnerabilidade, como gestantes, idosos e imunodeprimidos, a doença pode evoluir para quadros graves, como meningite, septicemia e complicações na gravidez. O período de incubação pode variar de um a 70 dias, o que dificulta a identificação da origem da contaminação.
Medidas e recomendações
As autoridades francesas recomendaram que os consumidores evitem produtos fabricados antes de 23 de junho de 2025. Pessoas que tenham ingerido os queijos e apresentem sintomas devem procurar atendimento médico, mesmo que os sinais apareçam semanas após o consumo.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!