googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Consulta pública: senador propõe reduzir número de membros do governo

A proposta quer diminuir o número de assentos em um terço no Senado Federal e em 25% na Câmara dos Deputados

© Reuters
Em uma proposta de Emenda constitucional, de autoria do senador Jorge Viana, a população é consultada sobre uma redução no número de membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

De acordo com o texto da Emenda da Constituição nº 106 de 2015, disponível no site do Senado, a ideia é de reduzir os 513 membros da Câmara (número atual) para 385 e do Senado, e de três representantes por unidade de federação, para apenas dois. Em outras palavras, a proposta "tem por objetivo reduzir o número de assentos em um terço no Senado Federal e em 25% na Câmara dos Deputados". 
O texto segue sua fundamentação alegando que o tamanho do país não seria razão para o grande quadro de representantes, citando os Estados Unidos como experiência.
"Nem mesmo as dimensões continentais do Brasil e a complexidade de nossa sociedade justificam a eleição de três representantes por Estado e pelo Distrito Federal para esta Casa. Mencionamos, a título de exemplo, os Estados Unidos da América, país igualmente extenso, cujos estados elegem dois senadores cada um." 
A proposta ainda esclarece que não haverá "prejuízo do caráter representativo do Congresso", uma vez que "aumenta a eficiência do uso dos recursos públicos". 
Segundo consta no processo, a matéria está aguardando realização de Audiência Pública, que deve ocorrer em data ainda ser agendada. Para votar nesta proposta clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo