googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Presídio de Eike tem esgoto a céu aberto, ratos e preso dormindo em pé

Unidade fica no bairro Água Santa, na Zona Norte do Rio de Janeiro

© REUTERS / Ueslei Marcelino
O presídio Ary Franco, que fica no bairro Água Santa, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é um dos piores do sistema carcerário do estado e até do Brasil. De acordo com especialistas que conversaram com o G1, o lugar tem esgoto a céu aberto, ratos por todo lugar, baratas e presos se alternando para dormir em pé. É neste local que o ex-bilionário Eike Batista está preso desde a manhã desta segunda-feira (30).

"Visitei vários presídios e nunca vi nada pior. Os presos de lá reclamavam de tudo. Dormiam em turnos, alguns em pé. Muitas vezes a alimentação chegava estragada. Tudo o que você possa imaginar de mais indigno e desumano", relatou ao G1 Margarida Pressburger, ex-representante do
Quando estava no cargo, Pressuburger conheceu muitos presídios pelo país.
Já o deputado Marcelo Freixo, que é presidente Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), disse que, pelas péssimas condições, o local deveria estar fora de funcionamento.
"Sempre defendi que o presídio fosse desativado. A galeria A, que é subterrânea, é a pior. Tem grande possibilidade de doenças respiratórias e convive com a superlotação há muito tempo", conta o parlamentar, que cobra .
Para Freixo, ainda de acordo com o G1, a mudança é urgente. Independente do apenado.uma revisão no sistema carcerário.
"O Eike não é diferente de nenhum deles. As condições de encarceramento precisam ser pensadas para todos os presos, e não porque ele está preso. É o que a lei diz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo