googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

25 mil banhistas são queimados por águas-vivas em praias do Paraná

Ataques foram registrados em 40 dias. Saiba como preveni-los

© Pixabay
Uma infestação de águas-vivas tomam as praias do Paraná. O Corpo de Bombeiros do estado contabiliza que 25 mil banhistas foram queimados por caravelas em 40 dias. No mesmo período, no verão passado, foram registradas 9.455 queimaduras semelhantes.

O índice deste ano é cerca de 60% maior do que 2016. Apenas nas praias do Pontal do Paraná, o número de queimados ultrapassa os contabilizados em todo o litoral paranaense, na mesma época do ano passado: 11.100 casos.
Conforme contabiliza a Folha de S. Paulo, a segunda cidade com o maior número de banhistas queimados é Matinhos, com 9.824 vítimas. A terceira é Guaratuba, com 4.827 queimados por água-viva, em 40 dias.
Os biólogos da região informam que a incidência de queimaduras de águas-vivas é maior no verão, época em que as caravelas se reproduzem. O maior número de banhistas também afeta o comportamento das águas-vivas. A Secretaria de Estado da Saúde montou uma rede de atendimento telefônico, que funciona 24 horas, para ajudar os queimados.
A queimadura da caravela é causa pela liberação de uma substância tóxica, que pode ocasionar de uma simples urticária até alergias graves. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso lavar a bolha que se forma apenas com água corrente e sem esfregar a região afetada. Em caso de sintomas como mal-estar ou vômito, é preciso procurar uma unidade de saúde. O Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná atende pelo 0800-410-148.
Veja cuidados básicos para evitar ataques, segundo Secretaria de Saúde:
Procure estar sempre em uma área protegida por guarda-vidas
Pergunte ao guarda-vidas se há grande incidência desses animais marinhos no local e, se houver, evite entrar no mar
Entre no mar no máximo com a água até a cintura
Se sentir dor em queimação ou ardência, saia imediatamente da água, pois pode ter sofrido um acidente de contato com águas-vivas
Lave o local com água do mar sem esfregar as mãos na área afetada (nunca lave com água doce, ou outra substância, como bebidas alcoólicas ou urina)
Procure um posto de guarda-vidas para colocar vinagre na área atingida (isso neutraliza a ação da toxina)
Pessoas alérgicas, que apresentarem outros sintomas, como mal-estar e vômito, ou tiverem grande área corporal atingida, devem procurar atendimento médico
Não toque nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo