googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

'A Torre Negra' traz velho embate do bem contra o mal

Filme protagonizado por Matthew McConaughey e Idris Elba foi baseado em uma série literária de Stephen King

© Divulgação
SÉRGIO ALPENDRE - Uma das coisas que fazem "A Torre Negra" parecer melhor é seu aspecto de filme B. O longa de Nikolaj Arcel foi baseado em uma série literária de Stephen King e une doses cavalares de fantasia bizarra ao velho embate do bem contra o mal.


Na trama, uma torre negra protege todo o universo. Walter (Matthew McConaughey), uma espécie de semideus das trevas, faz o possível para derrubá-la, ficando, assim, como o senhor do universo.
Para isso, ele precisa raptar crianças, pois só almas puras teriam a força para destruir a torre. Uma dessas crianças é Jake Chambers (Tom Taylor), que passará a ser perseguido, em nosso mundo, por figuras de pele falsa controladas por Walter.
                                                  @Reprodução YouTube
Quem ajuda o pequeno Jake a enfrentar Walter e salvar o planeta é Roland (Idris Elba), um pistoleiro possuído pelo desejo de vingança e imune à magia de Walter.
Os bons lutam para proteger a torre, prolongando assim a harmonia universal. Mas devem esquecer problemas pessoais e se concentrar na manutenção da paz, ameaçada pela invasão do mal.
Os maus, por sua vez, soam meio desajeitados. Tirando Walter, criatura que parece invencível e muito consciente do que quer, todos à sua volta são meio atabalhoados e mal conseguem disfarçar o incômodo com a pele que habitam.
Lembro de um filmaço de Kiyoshi Kurosawa chamado "Charisma" (1999), em que uma árvore mítica está no meio de uma disputa entre os que querem preservá-la e os que querem derrubá-la. Kurosawa, um dos maiores cineastas dos últimos anos, não é maniqueísta, ao contrário de Nikolaj Arcel e Stephen King. Para estes últimos, o mundo se divide mesmo entre bons e maus, entre mocinhos e vilões.
O maior problema, contudo, é que, depois de um tempo, a trama de filme B começa a se tornar um tanto exagerada, em desacordo com sua vocação inicial. Talvez para dar margem aos obrigatórios efeitos especiais que todo filme hoje em dia deve ter.
A torre é responsável pela paz universal. Mas, pelo que vemos no filme, uma coisa ao menos ela já perdeu: a capacidade de proporcionar divertimento de qualidade.
A TORRE NEGRA(The Dark Tower)
ELENCO Idris Elba, Matthew McConaughey e Tom Taylor
PRODUÇÃO EUA, 2017, 12 anos
DIREÇÃO Nikolaj Arcel
AVALIAÇÃO regular
Com informações da Folhapress
Via...Notícias ao Minuto

Um comentário:

  1. Amei o filme. Eu gosto dos livros e dos filmes de Stephen King e acho que esta é uma das suas melhores histórias. Sempre acompanhei o trabalho dele, e quando soube que A Torre Negra filme sería lançado, esperei com todo o meu ser a estréia. Este filme ultrapassou as minhas expectativas. Nikolaj Arcel adaptou a história de uma maneira impressionante, colocando como evidencia que era o diretor indicado. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    ResponderExcluir

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo