googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 29 de setembro de 2018

Eleição movida por debate 'tóxico' nas redes sociais expõe 'fraturas' na democracia brasileira, diz Financial Times

Estampando uma foto de dois ônibus em chamas no Brasil, o jornal britânico Financial Times destacou em uma reportagem de página inteira que "o insaciável apetite pelas mídias sociais" suplantou a televisão, intoxicou o debate político e expôs as "fraturas da democracia" do país nestas eleições.





"A indignação popular está sendo ampliada por um debate eleitoral tóxico e muitas vezes inventado nas mídias sociais", afirma o FT, na edição desta sexta-feira.


Para o jornal, a recessão econômica e os escândalos de corrupção deixaram o país "mais vulnerável a um choque político radical do que talvez qualquer outra democracia no mundo".
O FT diz que o maior beneficiário da força das mídias sociais nas eleições é o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), comparado pela publicação como uma mistura dos presidentes Donald Trump e Rodrigo Duterte (Filipinas). "Apesar de ter quase três décadas na política, ele é visto por muitos eleitores como um outsider diante de um establishment político desacreditado", diz o jornal.
Segundo a publicação, depois da mais profunda recessão do último século, o "respeito pelo governo sofreu um golpe e, ao mesmo tempo, um escândalo multimilionário de corrupção deixou desacreditada uma grande parcela da classe política".
O jornal destaca ainda que o principal adversário de Bolsonaro é Fernando Haddad, que pode ser visto como "uma figura relativamente moderada, apesar da retórica de seu partido estar indo para a esquerda". O FT diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva controla o partido da cela onde cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro e lembra que o PT faz campanha aberta contra o Judiciário e há tempos tenta impor controle sobre a mídia.
Para o FT, tanto Bolsonaro quanto Haddad são populistas.

REUTERS
"Um segundo turno entre os dois populistas é visto como um pesadelo pelo mercado", diz o jornal, emendando que o mercado esperava que Geraldo Alckmin (PSDB) fosse um candidato mais forte - mas ele está atrás nas pesquisas, com 9% da intenção de votos.
O jornal lembra, contudo, que "nos últimos anos a democracia em países ocidentais tem sofrido uma crise profunda com partidos tradicionais murchando, outsiders vindo à tona e a confiança do público nas instituições caindo abruptamente".

Fake news

A publicação britânica associa o crescimento do uso de smartphones no Brasil à escalada do "amor dos brasileiros pelas mídias sociais" e diz que o apetite por esse tipo de plataforma só acalora o debate.
Também destaca o risco de proliferação de notícias falsas: "Brasileiros se mostram tão vulneráveis a notícias falsas quanto cidadãos em outros países".
Analistas ouvidos pela publicação destacaram que a plataforma mais influente desta eleição não é o Facebook nem o Twitter, mas o WhatsApp.
"Com grupos criptografados, o WhatsApp é mais difícil de monitorar e ainda muito eficiente em espalhar mensagens, sejam reais ou falsas."
"A tecnologia e as mídias sociais têm afetado o resultado das eleições no mundo. O Brasil tem sido rotulado de "o país do futuro" e sempre vai ser. O futuro pode ter finalmente chegado na forma de distopia", diz a última frase da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo