googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 29 de setembro de 2018

Violência toma conta de região onde mulher foi baleada após distribuir doces, dizem moradores

O tiro que atingiu a analista de dados Dwuala Fontoura Costa, de 38 anos, durante tentativa de assalto no fim da tarde de quinta-feira, está longe de ser um caso isolado no Pechincha, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.


Foto: Gustavo Goulart / Agencia O Globo
Nos últimos 15 dias, mais de 15 assaltos no perímetro envolvendo as ruas Comendador Siqueira, Alexandre Ramos e Coronel Thedim deixaram a população amedrontada. Minutos após o disparo que feriu Dwuala, a mesma dupla de criminosos em uma moto roubou um Corolla na esquina da Rua Comendador Soares com Alexandre Ramos. E não foi só. Pouco depois, um EcoSport foi roubado no mesmo lugar.


- Estávamos aqui fora conversando quando uma amiga minha gritou "Ai meu Deus, é assalto". Roubaram um Corolla na nossa frente. Dois rapazes numa moto passaram pelo veículo, parado no sinal de trânsito, e o garupa desceu armado já gritando "perdeu, desce, desce". O homem desceu do carro, viu os bandidos fugirem com o veículo e saiu caminhando na direção de uma esquina onde costumava haver uma patrulha. Mas já era muito tarde. Pouco depois, foi a vez de um motorista que estava num Ecosport ser roubado. O motorista entrou em desespero e precisou sentar aqui perto numa cadeira para se recompor - contou um comerciante que trabalha próximo àquela esquina.
A violência que começou a aumentar na região nos últimos dois meses pode ser reflexo da retirada de uma dupla de guardas municipais que até então patrulhava a região multando carros estacionados irregularmente. É o que acha a direção do colégio Nosso Espaço, na Rua Coronel Thedim, onde estuda a criança de 8 anos que estava com a mãe quando ela foi atingida por um tiro na quinta-feira. No início desta semana, na hora do almoço, uma funcionária da escola e outra pedestre foram assaltadas por uma dupla de motocicleta na esquina da Rua Coronel Thedim com a Alexandre Ramos.
- Ela não entendeu o que estava acontecendo. Como é conhecida na região, pensou que fosse uma brincadeira de amigos. Foi quando um dos criminosos pegou no seu pescoço e apertou firme. Ela não teve outra opção se não entregar seu celular - contou um dos diretores da escola. Ele estuda uma forma de reunir a comunidade local para buscar soluções junto às autoridades.
Esta semana, o pai de uma aluna, segundo a direção da escola, esteve no 18º BPM (Jacarepaguá) para cobrar do comandante aumento do policiamento na região. Mas saiu de lá desanimado.
Há cerca de duas semanas, o filho do proprietário da academia de natação Tubarão, na esquina da Rua Comendador Siqueira com a Rua Alberto Pasqualini, foi assaltado por uma dupla em uma motocicleta. O roubo aconteceu na Rua Comendador Siqueira a poucos metros da tentativa de assalto realizada na quinta-feira. Levaram carro, celular, dinheiro, documentos e algumas camisetas da academia de natação.
Pouco tempo depois, no mesmo dia, três homens fortemente armados em um carro entraram na recém-inaugurada Pizzaria Del Barese, na Rua Coronel Thedim, bem próximo à academia Tubarão, e roubaram cinco clientes, três funcionários e o dinheiro que estava no caixa do estabelecimento. Um detalhe chamou a atenção: eles usavam camisetas da academia Tubarão, o que, inicialmente, levantou suspeitas sobre funcionários da academia. Até aqui, a polícia revelou que os uniformes usados haviam sido levados por ladrões que roubaram o carro do filho do dono da academia.
- O assalto aconteceu na semana da inauguração da pizzaria. Foi uma recepção nada agradável - comentou o dono do estabelecimento, o italiano Michel Jiordano, de 48 anos.
Na segunda-feira, a dona de casa Camila Côrtes, de 38 anos, levou um susto ao encontrar no quintal de sua casa, que fica bem em frente ao local onde a analista de dados sofreu a tentativa de assalto na quinta-feira, uma bala de calibre 9mm. Nesta sexta-feira, em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ter flagrado a tentativa de assalto, policiais civis da 41ª DP (Tanque) apreenderam a bala que a moradora guardava em casa.
Camila e sua cunhada, a também dona de casa Giselle Ferreira, de 38 anos, ajudaram a prestar socorro à filha de 8 anos de Dwuala.
- Foi desesperador. A menina só dizia que a mãe tinha levado um tiro e estava apavorada. A mãe dela ficou no carro aguardando socorro e perguntava pela filha o tempo todo, achando que ela também tivesse se ferido. Tranquilizamos a mulher e cuidamos da menina até que parentes apareceram - contou Camila Côrtes, antes de mostrar a bala que achou em seu quintal.
Moradores da região contam que até um policial foi assaltado. O crime teria acontecido na semana passada na Rua Alexandre Ramos. O policial teve o seu carro e o celular roubados, assim como sua arma.
A estudante de Administração de empresas Rafaela Ferronato, de 29 anos, é outra moradora que já foi vítima de assalto na região recentemente. Ela reconheceu dois dos bandidos que assaltaram a pizzaria como os que a roubaram no início de agosto. Ela viu fotos dos criminosos publicadas numa rede social depois de terem sido flagrados pelas câmeras de segurança da pizzaria.
- Estava caminhando pela Rua Monsenhor Marques, quando, próximo à esquina com a Rua Comendador Siqueira, dois ladrões numa moto me pararam e obrigaram a entregar o meu celular. Eles são do Morro Caixa D'Água - disse a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo