googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 24 de março de 2020

Índia, com 1,3 bi de habitantes, impõe maior confinamento da história

Narendra Modi ordenou que todos os 1,3 bilhão de habitantes do país fiquem em casa pelas próximas três semanas

© Reuters
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, decretou nesta terça-feira (24) o maior confinamento da história, ordenando que todos os 1,3 bilhão de habitantes do país fiquem em casa pelas próximas três semanas.


A medida é uma tentativa de conter a disseminação do coronavírus no país, o segundo mais populoso do mundo. "Haverá uma proibição total de sair de suas casas", afirmou o premiê em um discurso na TV. "Todos os distritos, todas as ruas, todas as vilas vão entrar em confinamento".

O governo já tinha proibido voos e viagens de trens e ordenado o fechamento do comércio e das escolas, mas a população ainda estava livre para sair de casa antes do anúncio desta terça.

Diferente do que ocorreu em outros países, Modi indicou que não haverá nenhum tipo de exceção -para profissionais de saúde ou para quem precisa comprar comida, por exemplo. Ele disse apenas que o governo e entidades da sociedade civis vão ajudar quem precisar, mas sem oferecer detalhes.
O governo também não esclareceu o que acontecerá com os moradores de rua do país -segundo os dados mais recentes, divulgados em 2011, o país tem 1,77 milhão de pessoas nesta situação.
O premiê anunciou ainda a criação de um fundo de US$ 2 bilhões (R$ 10,15 bilhões) para novos investimentos no sistema de saúde.
A medida passa a valer a partir de meia-noite desta quarta (25, tarde de terça no Brasil).
Até o momento, a Índia teve 519 casos confirmados de coronavírus e dez mortes, segundo os dados da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos.
Autoridades médicas, temem que estes números podem crescer rapidamente e que o país pode ter mais de um milhão de pessoas infectadas até maio.
"A única maneira de nos salvarmos do coronavírus é se não deixarmos nossas casas, aconteça o que acontecer, ficaremos em casa", afirmou Modi em seu pronunciamento. "Se vocês não conseguirem lidar com esses 21 dias [de confinamento], este país vai regressar 21 anos".
Segundo cálculos da agência de notícias AFP, com a decisão indiana o número de pessoas sob confinamento no mundo duplicou e chegou a 2,6 bilhões de pessoas.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo