googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 28 de março de 2020

Papa enaltece os que sem medo enfrentam a pandemia para salvar vidas

O Papa Francisco enalteceu hoje todos os que sem medo têm enfrentado a pandemia para ajudar a salvar vidas.

© Reuters
O Papa Francisco enalteceu hoje todos os que sem medo têm enfrentado a pandemia para ajudar a salvar vidas e a levar alimentos a todos, alertando que "ninguém se salva sozinho". Numa oração pela humanidade, seguida de uma bênção extraordinária pelo fim da pandemia de Covid-19, o Papa falou dos médicos, dos enfermeiros, dos trabalhadores dos supermercados e das limpezas, das forças policiais, dos bombeiros, dos sacerdotes e religiosas e dos voluntários, considerando que estes compreenderam a mensagem de que "ninguém se salva sozinho".


"Podemos ver tantos companheiros de viagem exemplares, que no medo reagiram oferecendo a própria vida. É a força operante do Espírito derramada e plasmada em entregas corajosas e generosas", disse o Papa na cerimônia transmitida para todo o mundo a partir da praça de S. Pedro, completamente vazia.
"É a vida do Espírito, capaz de resgatar, valorizar e mostrar como as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), que não aparecem nas manchetes dos jornais e revistas, nem nas grandes passarelas do último espetáculo, mas que hoje estão, sem dúvida, escrevendo os acontecimentos decisivos da nossa história: médicos, enfermeiros e enfermeiras, trabalhadores dos supermercados, pessoal da limpeza, transportadores, forças policiais, voluntários, sacerdotes, religiosas e muitos - mas muitos - outros que compreenderam que ninguém se salva sozinho", frisou.
Na sua mensagem ao mundo, o Papa relembrou o momento conturbado que atinge toda a humanidade na sequência da pandemia que já matou 25 mil pessoas.
"Há semanas que parece o entardecer, parece cair a noite. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e um vazio desolador, que paralisa tudo à sua passagem: pressente-se no ar, nota-se nos gestos, dizem-no os olhares. Revemo-nos temerosos e perdidos", disse.
Francisco comparou o momento a um relato bíblico de uma tormenta enfrentada pelos discípulos de Cristo, considerando que tal como eles a humanidade foi agora surpreendida por uma tempestade inesperada em que todos estão "no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento".
"Neste barco, estamos todos", salientou.
Sobre a sociedade moderna ele disse que é preciso parar, pensar e mudar e que os tempos difíceis que a humanidade enfrenta desmascararam a vulnerabilidade deixando a descoberto "falsas e supérfluas seguranças" com que foram construindo os programas, os projetos, os hábitos e as prioridades.
"Mostra-nos como deixamos adormecido e abandonado aquilo que nutre, sustenta e dá força à nossa vida e à nossa comunidade.", disse o Papa adiantando que "com a tempestade, caiu a maquiagem dos estereótipos com que mascaramos o nosso eu sempre preocupado com a própria imagem; e ficou a descoberto, uma vez mais, aquela (abençoada) pertença comum a que não nos podemos subtrair: a pertença como irmãos".
A humanidade, frisou, avançou a toda a velocidade sentindo-se forte e capaz, deixando absorver-se pelas coisas, não ouvindo o grito dos pobres e do planeta gravemente doente.
"Avançamos destemidos pensando que continuávamos saudáveis num mundo doente", disse adiantando que agora é o tempo de reajustar a rota da vida.
O momento de oração com o Papa Francisco começou, por volta das 17h (14h no horário de Brasília), no adro da Basílica de São Pedro, tendo o Papa dado a bênção Urbi et Orbi, concedida tradicionalmente no domingo de Páscoa, que se celebra apenas daqui a três semanas.
A Urbi et Orbi é uma bênção solene para conceder indulgência plenária, ou seja, o perdão dos pecados.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.
Dos casos de infecção, pelo menos 112.200 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu, com mais de 292 mil infectados e quase 16 mil mortos, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 8.165 mortos em 80.539 casos registrados até quinta-feira.
A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registrando 4.858, entre 64.059 casos de infecção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos são desde quinta-feira o que tem maior número de infectados (mais de 85 mil).


VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo