googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Teich confirma general na Saúde e fala em 'plano de saída'

O ministro citou o conceito de que 70% da população precisa entrar em contato com o vírus para que a comunidade adquira imunidade.

© Reuters
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quarta-feira (22) que é impossível que o país sobreviva a mais de um ano parado e defendeu que haja um plano de saída do isolamento social.

O ministro citou o conceito de que 70% da população precisa entrar em contato com o vírus para que a comunidade adquira imunidade, explicando que "talvez a gente nem chegue a esse número antes da vacina", relatou.
"Se você não tem um crescimento explosivo da doença, o que não está acontecendo no Brasil, a gente talvez nem chegue nesse número", disse.
"É impossível um país sobreviver um ano, um ano e meio parado. O afastamento não pode não estar acompanhado de um programa de saída", completou. O ministro defendeu que o trabalho da pasta seja focado em três eixos: informação, infraestrutura e, em terceiro lugar, uma diretriz para que estados e municípios criem políticas em relação ao isolamento e distanciamento.
Teich também confirmou que deve nomear o general Eduardo Pazuello ao cargo de secretário-executivo da pasta. Segundo ele, o general, que participou da Operação Acolhida, deve ajudar sobretudo na questão de infraestrutura na rede de saúde.
"Por que estou fazendo isso? Nesses poucos dias que estou aqui, a impressão que eu tenho é que a gente precisa ser muito mais eficiente do que a gente é hoje. A gente está falando de logística, de compras, de distribuição, e ele é uma pessoa muito experiente nisso."
Ele demonstrou preocupação com impactos sobre outras doenças, como atendimentos de câncer e doenças cardiovasculares, cujos pacientes não estariam procurando hospitais em meio à crise, afirma.
Também voltou a dizer que impactos na economia podem gerar reflexos na saúde. "Se tivermos desemprego e perda significativa na saúde suplementar, isso vai sobrecarregar mais o SUS", disse.
Outro problema é uma demanda reprimida nos hospitais, aponta. "Qual o problema prático disso: vai ter demanda reprimida. E vamos ter outra crise, que é a não capacidade de atender uma demanda reprimida que é o não-Covid."
Teich defendeu ainda a criação de um banco de dados com outros ministérios.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo