googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Rússia e Reino Unido em tensão com Irã por causa de gafe com fotografia

 

Embaixadores russo e britânico captaram uma fotografia, na embaixada britânica no Irã, que imita uma imagem da Segunda Guerra Mundial e que o Irã descreveu como "extremamente inapropriada"

© Embaixada russa no Irão/Twitter


Simon Shercliff, o novo embaixador britânico no Irã, poderá ter beliscado a relação diplomática com o país onde está sediado, ao posar para uma fotografia com o seu homólogo russo, Levan Dzhagaryan, exatamente no mesmo lugar e nas mesmas cadeiras onde se sentaram Churchill, Stalin e Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Irã estava ocupado.

Recorde-se que, em 1943, a conferência de Teerã aconteceu na embaixada britânica, um evento que é visto com maus olhos pelo Irã. Uma das imagens mais conhecidas dessa conferência mostra Joseph Stalin, Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill sentados lado a lado, conforme pode ver mais abaixo.

A fotografia publicada nas redes sociais pela embaixada russa, onde aparecem Dzhagaryan e Shercliff sentados nas mesmas cadeiras (e com uma deixada desocupada no meio), foi recebida com desagrado pelos iranianos.

Pode verificar a imagem de referência aqui:

Joseph Stalin, Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill na embaixada britânica em Teerão, em 1943.© CORBIS/Corbis via Getty Images

O ministro dos negócios estrangeiros iraniano, Javad Zarif, apelidou a imagem de "extremamente inapropriada". "Vi hoje uma fotografia extremamente inapropriada. É preciso lembrar a todos que agosto de 2021 não é agosto de 1941 nem dezembro de 1943. O povo iraniano mostrou - incluindo nas conversações sobre o acordo nuclear - que o seu destino não pode ser subjugado às decisões de embaixadas estrangeiras ou a poderes estrangeiros".


A embaixada russa reagiu ao incidente, indicando que, "dada a reação ambígua à fotografia", gostariam de "sublinhar que não tem qualquer contexto anti-iraniano". "O único significado que esta fotografia tem é o tributo aos esforços conjuntos dos estados aliados contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. O Irã é nosso vizinho e amigo e continuaremos a reforçar relações com base no respeito mútuo".



VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo