googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Pandemia: fazer exercício físico reduz o risco de transtornos mentais

Um levantamento norte-americano aponta para uma relação direta entre o sedentarismo e o agravamento da saúde mental durante a pandemia

© Shutterstock

 Sente elevada exaustão e desgaste emocional? Regresse aos treinos. O sedentarismo durante a pandemia de Covid-19 está relacionado com um maior risco de doenças mentais, sugere um estudo norte-americano, divulgado na revista científica Preventive Medicione Reports, que alerta para o impacto da ausência de exercício físico. 

A equipe de investigação avaliou dados de mais de quatro mil adultos, residentes em cinco estados norte-americanos, tendo concluído que as famílias com baixos rendimentos são quem demonstra níveis de atividade física abaixo do que é considerado recomendado para a saúde. Cidadãos com um rendimento anual inferior a 50 mil dólares são 1,46 vezes menos propensos a manter o ritmo de exercício físico aos níveis pré-pandemia. "Isso, por sua vez, prejudica ainda mais a saúde mental", refere Lindsey Haynes-Maslow, co-autora do estudo e professora da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. 

Ao contrário dos habitantes das áreas rurais, onde o acesso a espaços a ar-livre é mais facilitado, quem vive nos grandes centros urbanos alega falta de condições para conseguir manter um nível de atividade física considerada razoável. "Esta descoberta foi um tanto surpreendente, porque normalmente – quando não estamos em uma pandemia – as pessoas em áreas rurais tendem a evidenciar mais desafios ao nível da saúde mental", aponta Haynes-Maslow.

Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo