googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 16 de outubro de 2021

Bertalha: 6 benefícios desta PANC nutritiva e saborosa

 

Conheça as propriedades nutricionais e os benefícios da bertalha para a sua saúde 

Imagem de Andrijana Bozic em Unsplash



bertalha (Basella alba) é uma planta trepadeira nativa da Índia, da família Baselácea, também conhecida como espinafre-indiano, espinafre-de-Malabar ou bretalha. De sabor suave e rica em nutrientes benéficos para a saúde, essa verdura de folhas verdes-escuras é classificada como PANC (planta alimentícia não convencional). Seu consumo é mais recorrente nas regiões norte e nordeste do país e em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Bem-adaptada ao nosso clima, a bertalha é fácil de ser cultivada em casa, em canteiros, vasos e jardineiras, com solo rico em matéria orgânica. Pode ser consumida crua, cortada em pedaços bem finos para compor saladas, refogada em azeite e alho ou utilizada em preparações diversas, como tortas e outros pratos salgados. A vida útil da verdura é de três a cinco dias em temperatura ambiente. Para conservá-la por mais tempo, é recomendado mantê-la refrigerada.

bertalha é pobre em calorias e gorduras, mas é fonte de ferro, cálciovitamina C e vitamina A. Além disso, contém alto teor de proteínas, fósforo e potássio e ainda conta com  grande quantidade de antioxidantes, como a luteína e o beta-caroteno, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças como aterosclerose, diabetesartriteParkinsonAlzheimer câncer. Por isso, é uma opção de verdura excelente para incluir na sua rotina de alimentação saudável.

Propriedades nutricionais da bertalha

As folhas e o caule da bertalha são fontes muito ricas de vitamina A: 100 gramas de folhas frescas fornecem 267% da dose diária recomendada dessa vitamina. A vitamina A é necessária para manter as membranas mucosas e a pele saudáveis, além de ser essencial para a saúde ocular.

Acredita-se que o consumo de vegetais e frutas naturais ricos em vitamina A e flavonoides também ofereça proteção contra o câncer de pulmão e da cavidade oral. Além disso, a bertalha é fonte de vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade, e ferro, um oligoelemento essencial exigido pelo corpo humano para a produção de glóbulos vermelhos (RBC).

Ela também contém boas quantidades de vitaminas do complexo B, como folato, vitamina B6 (piridoxina) e riboflavina. As folhas ainda são boas fontes de minerais como potássio, manganês, cálcio, magnésio e cobre.

6 benefícios da bertalha para a saúde

1. Preserva a saúde do coração

O folato presente nas folhas da bertalha é essencial para reduzir o nível de homocisteína que está presente no sangue. A homocisteína aumenta as chances de derrames e ataques cardíacos. O folato ajuda a converter a homocisteína em metionina, que normaliza o nível de homocisteína. Ele tem um papel positivo no metabolismo de minerais, bem como nas atividades antioxidantes. Os estudos mostraram que a ingestão elevada de folato reduz as chances de desenvolver doenças do coração.

2. Auxilia no tratamento da depressão

A ingestão de folato com quantidade adequada de vegetais e também de alimentos vegetais ajuda a tratar a depressão naturalmente. A alta ingestão de folato ajuda a diminuir significativamente a depressão em pacientes deprimidos.

3. Previne demência

Estudos mostram que altos níveis de homocisteína aumentam as chances de demência e doença de Alzheimer. A baixa quantidade de folato no corpo leva a atividades mentais deficientes. O ácido fólico diminui o nível de homocisteína, mas não foi comprovado que melhora a função cognitiva e proíbe doenças. A adição de dieta rica em folato e nutrientes ajuda a tratar a doença de Alzheimer.

4. Previne alguns tipos de câncer

A baixa presença de folato no corpo aumenta as chances de câncer de cólon, colo do útero, mama, pulmão e cérebro. A evidência mostrou que a dieta rica em folato protege contra o desenvolvimento do câncer. Deve-se ingerir as formas naturais de vitamina, como a bertalha, porque a forma farmacêutica da vitamina difere das naturais que fornecem proteção.

5. Fornece aminoácidos, ferro e vitamina B12

anemia também é uma das causas da deficiência de folato. É o estado de saúde em que os glóbulos vermelhos são formados de forma inadequada. O folato auxilia na absorção de vitamina B12, que ajuda a absorver os nutrientes e manter a função cerebral.

6. Dá energia

A anemia é o resultado da deficiência de ferro, presente na bertalha. A baixa quantidade de ferro resulta em baixa hemoglobina, devido ao qual uma quantidade adequada de oxigênio não pode ser transportada para as células. A deficiência de ferro leva a uma função mental deficiente, falta de energia e apatia. Crianças e mulheres na pré-menopausa têm grandes chances de sofrer de anemia se não consumirem os alimentos ricos em ferro.

Fontes: VedicusHealth Benefits Times e Nutrition and You 

Via...eCycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo