googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 30 de janeiro de 2022

Ferramentas que aumentam a privacidade e proteção de dados serão tendência em cibersegurança em 2022

 Segundo especialista da Vaultree, a "criptografia pesquisável" será destaque por resolver os problemas com segurança de dados

@gettyimages

O ano de 2021 foi marcado pelo recorde de quantidade de ciberataques e vazamentos de dados pelo mundo. Apenas entre janeiro e outubro, as violações de dados no mundo já eram 17% maiores que no ano anterior, segundo relatório do Identity Theft Research Center (ITRC).

No Brasil, as grandes empresas foram as que mais sofreram com as ações dos hackers. De acordo com o núcleo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que monitora questões de cibersegurança, de janeiro a novembro foram quase 22 mil notificações desse tema. Para Kevin Curran, co-fundador, conselheiro e especialista em cibersegurança da Vaultree, startup especializada em criptografia de dados, esses números tendem a crescer ano após ano, “Conforme os hackers vão expandindo seus alvos, as soluções para mitigar esses ataques também aumentam, como uma forma de defesa para todos os tipos de empresa”. 

 

Algumas das maiores instituições do mundo já sentiram no sistema e no bolso as consequências desses ataques. De acordo com estimativas da Cybersecurity Ventures, os custos com cibercrime para as empresas de todo o mundo podem chegar a US$ 10,5 trilhões por ano até 2025 - até 2015 esse valor era estimado em US$ 3 trilhões.  

 

Mas o que esperar de 2022 para o ramo de segurança cibernética de dados? Quais tecnologias serão essenciais para as empresas? Segundo Curran, as tecnologias que garantem a segurança e privacidade de informações sigilosas estão entre as maiores tendências do mercado. 

Tecnologia PET: aumenta e garante segurança e privacidade 

Além das técnicas de criptografia estarem entre as melhores soluções para proteção de informações, o uso de Privacy Enhancing Technology Techniques - técnicas PET (em tradução livre: técnicas de tecnologia para aumentar a privacidade) também ganha destaque. As PET são um conjunto de tecnologias e ferramentas que ajudam a manter a privacidade e segurança dos dados. Além disso, as soluções podem ser aplicadas em dados, software e hardware. 

 

“Acredito que a criptografia segura, que aumenta a segurança dos dados, e a PET, que garante a privacidade dos usuários, em conjunto, terão um papel fundamental na segurança de dados empresariais. Estes métodos estão se tornando muito mais presentes no mundo. Já existe a “criptografia pesquisável", que pode ser extremamente prático para resolver muitos dos problemas que enfrentaremos em 2022 com segurança de dados”, comenta Curran. 

 

Sempre antenados e seguindo as maiores tendências e necessidades do mercado, a Vaultree tem uma ferramenta especializada no tema.  A startup está começando uma nova era de proteção de dados com soluções de Encryption-as-a-Service (EaaS, ou Criptografia como serviço, em tradução livre) e Privacy-Enhancing Technology (PET), trazendo o primeiro produto de prateleira para segurança de informações sensíveis. A ferramenta permite que empresas trabalhem com dados totalmente criptografados sem precisar descriptografá-los. Isso possibilita o processamento de informações sem quebra de proteção e sem revelar as informações sigilosas, além da utilização em bilhões de conjuntos de dados sem comprometer o desempenho, ao contrário da maioria das soluções de criptografia.

 

“A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) veio para organizar a questão de segurança de dados e, aos poucos, está conscientizando empresas e população sobre o risco do vazamento de dados. É muito importante manter as informações sensíveis com uma criptografia eficiente e ter cuidado redobrado no gerenciamento de chaves de acesso para evitar as invasões de hackers. Afinal, os dados criptografados são inúteis para os criminosos”, completa Curran. 

Sobre a Vaultree

A Vaultree é uma solução de criptografia como serviço que permite que empresas de todos os tamanhos processem dados criptografados sem descriptografá-los. De fácil uso e integração, a Vaultree oferece desempenho máximo sem comprometer a segurança das informações, neutralizando os pontos fracos da criptografia tradicional. Visite www.vaultree.com e junte-se à nossa lista de espera para se manter atualizado sobre o desenvolvimento de produtos e novidades da empresa.

Barbara Franco/vcrpbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo