Especialista explica como práticas comuns, como uso excessivo de GPS, consumo frequente de bebidas energéticas e o hábito de dormir com luz acesa, podem afetar a memória, a qualidade do sono e aumentar riscos para a saúde do cérebro e do coração
![]() |
| © Pixabay |
Segundo o especialista, confiar demais no GPS pode enfraquecer a memória espacial. Ele citou um estudo com 50 motoristas, no qual aqueles que utilizavam o recurso com mais frequência tiveram desempenho pior ao tentar refazer trajetos sem o auxílio do aparelho, apresentando maior declínio de memória.
Dr. Bing lembra que o cérebro é responsável por funções corporais e cognitivas essenciais, e mantê-lo ativo é tão importante quanto cuidar da saúde física. Por isso, além de reduzir a dependência do GPS, ele alerta para outros dois hábitos nocivos: o consumo de bebidas energéticas e dormir com luz acesa.
As bebidas energéticas, explica, não só contêm grandes quantidades de cafeína, como também taurina, estimulantes artificiais e açúcar. O consumo frequente está associado ao aumento da pressão arterial, risco de arritmias e infartos, problemas que afetam tanto o coração quanto o cérebro.
Dormir com luzes acesas, mesmo que fracas, como as de TVs, luminárias ou postes de rua, também pode trazer prejuízos. A luz noturna interfere na produção de melatonina, hormônio ligado ao sono, e está associada a problemas de memória, ganho de peso e maior risco de doenças cardíacas.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!