googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

'Pelo bem da ciência', voluntários são pagos para ficarem dois meses na cama.

No laboratório Envihab, voluntários são pagos pra ficarem dois meses na cama

No estudo, coordenado pelo laboratório Envihab, na Alemanha, cientistas observam as mudanças no corpo de voluntários que passam dois meses deitados, como o desgaste dos seus músculos e ossos e mudanças no funcionamento de seus órgãos.
A ideia é entender o que pode acontecer com astronautas quando eles passam muito tempo longe da Terra.

Envihab parece um prédio do futuro. Um daqueles onde tudo parece perfeito e brilhante pelo lado de fora, mas que carrega um ar sinistro do lado de dentro.
O edifício lembra uma construção feita com Lego, mas a maior parte dele, na verdade, está abaixo da superfície.
Prédio do Envihab na Alemanha
O cientista nutricional Petra, nosso guia pelo prédio, nos levou pela entrada do túnel, sem nenhuma janela e com um brilho verde assustador.
Dentro do prédio, toda parede, piso ou teto são brancos e lisos, não há nenhuma janela, nem plantas ou quadros – e também não há maçanetas nas portas.
A sensação é de estar entrando em outro mundo - e é desorientadora. Mas essa experiência estranha de ser jogado em uma estação espacial ou em um "mundo alienígena" é proposital. O Envihab foi desenhado assim para que médicos, cientistas e engenheiros pudessem pesquisar os efeitos de viagens espaciais – o isolamento, o impacto físico e psicológico, etc.
Vista de cima, construção parece um brinquedo de lego

Vivendo no espaço

Com um cartão, Petra libera um novo conjunto escondido de portas. Elas balançam apenas com o zumbido leve e nós entramos em uma sala que parece um quarto de hospital. É uma enfermaria, com equipamento médico em um longo e claro corredor, sem nenhuma janela e cheio de camas.
Esses quartos, porém, não são para pacientes doentes. Eles são ocupados por 12 voluntários perfeitamente saudáveis que são pagos para ficarem deitados nessas camas por dois meses "pelo bem da Ciência". Conhecido como estudo do "descanso na cama", esse experimento é feito para simular os efeitos de longo prazo da vida fora da gravidade.
Viver no espaço por mais do que alguns dias é um problema sério para a saúde. Os músculos e ossos sofrem desgaste, e os fluidos corporais formam uma "piscina" na cabeça, dando aos astronautas aqueles rostos inchados e uma sensação constante de gripe – até o sistema imunológico e a visão são afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo