googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Seringa estanca o sangue de feridas profundas em 20 segundos.

Uma empresa de Oregon, nos Estados Unidos, criou um dispositivo que pode ajudar a evitar a morte de vítimas de feridas profundas, como as causadas por tiros e esfaqueamentos. A seringa, chamada XStat, conta com esponjas em seu interior, capazes de estancar o sangue.
(Foto: Reprodução)
A solução já é utilizada em campos de batalha desde 2014 e, nesta semana, foi aprovada pelo Food and Drugs Administration, o órgão dos Estados Unidos que regula a produção de remédios e alimentos.

Assim que entram em contato com a cavidade da ferida, as esponjas se expandem até 15 vezes, criando uma pressão capaz de bloquear o sangramento e a hemorragia em menos de 20 segundos. "No momento de colocar um curativo sobre a ferida, o sangramento já parou", explica o ex-médico de Operações Especiais do exército dos EUA, John Steinbaugh, um dos primeiros a testar o XStat. A pressão pode durar até quatro horas, tempo suficiente para transportar o paciente para um hospital e levá-lo para a cirurgia.

Cada seringa conta com 92 esponjas comprimidas, revestidas de materiais absorventes e antimicrobianos. O material das esponjas não se dissolve no corpo, e tem ainda em seu corpo o quitosano, material que promove a coagulação do sangue. 

Para facilitar a remoção, elas contam com marcadores que aparecem em um raio-X, indicando se ficarem presas no corpo.

Via TechInsider 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo