googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

'Troquei luxo por segurança': a vida da elite brasileira na Flórida.

No Brasil eles pertenciam ao topo da pirâmide social: ganhavam bem, moravam nos melhores bairros, tinham mais de um empregado em casa. Mas abriram mão da posição para viver como imigrantes nos Estados Unidos.


A BBC Brasil visitou três casas de brasileiros que se mudaram para o Estado da Flórida desde o ano passado. Em comum, todos dizem que migraram por causa da violência no Brasil e que tiveram de baixar o padrão de vida no novo país.
"Tive dois amigos assassinados em assalto", diz o advogado e juiz aposentado Newton Azevedo, de 69 anos, que trocou uma casa com sete suítes de frente para o mar no litoral paulista por uma residência com três quartos perto de Orlando.
Sua casa no Brasil "tinha vários empregados fixos"; hoje, conta com os serviços de um casal de faxineiros uma vez por mês. "Os custos aqui são elevadíssimos, então tivemos de nos adaptar."
Azevedo e a esposa, Rose, se mudaram em julho de 2014 para Winter Garden com a filha, o genro e os dois netos, que moram em outra casa no mesmo condomínio.
Newton Azevedo vive com a família em Winter Garden desde 2014
Diferentemente de muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, os imigrantes entrevistados foram recebidos de braços abertos pelas autoridades americanas e não têm planos de voltar.
Para estar ali, cada família teve de investir parte de seu patrimônio em negócios locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo