googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

População que se declara parda no Brasil quase se iguala à branca

De acordo com o PNAD, 45,1% da população se declarou parda em 2015, enquanto 45,2% disseram ser brancas

© Divulgação
Pela primeira vez a população brasileira que se declara parda atingiu praticamente o mesmo nível daquela que diz ser branca no país.

É o que mostra a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira (25) pelo IBGE, com dados de 2015.
De acordo com o instituto, 45,1% da população se declarou parda em 2015, enquanto 45,2% disseram ser brancas. Enquanto os pardos cresceram 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior, a população parda caiu 0,3 ponto percentual.
Na pesquisa, é perguntado ao entrevistado qual sua cor: branca, preta ou parda. A soma de pretos e pardos compõe a raça negra. A população autodeclarada preta respondeu por 8,9% dos entrevistados.
Historicamente, há uma autodeclaração baixa de negros no país. Na passagem de 2014 para 2015 não houve grandes alterações na composição das raças.
A série histórica, no entanto, mostra que brancos vêm em trajetória decrescente desde 2004. Em 2006, a soma de negros e partos superou a de brancos pela primeira vez.
Há aumento, ainda que ligeiro, na autodeclaração de negros ano a ano. O Brasil é o país com mais negros fora do continente africano no mundo. Estudiosos das questões raciais brasileiras atribuem o aumento gradativo da autodeclaração aos movimentos de afirmação dos negros e de combate ao preconceito no país.
A região nordeste é a que tem maior população autodeclarada preta (11%). No Norte, a maioria se declara parda (70,2%). No Sudeste, 52,9% declararam-se brancas, 9,7% pretas e 36,5%, pardas. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo