googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Vinagre de maçã faz realmente bem à saúde?

Muitos estudos apontam que ele pode ser benéfico para a saúde, como no combate à obesidade, artrite e pontas duplas nos cabelos, mas, o que é verdade e o que não passa de mito?

© iStock
O vinagre de cidra de maçã é um produto muito conhecido na culinária e já vem sendo usado há muitos anos. O método de fabricação é simples: basta misturar a fruta picada com água e açúcar e deixar fermentando. Após um tempo, forma-se o ácido acético, ou vinagre. Muitos estudos apontam que ele pode ser benéfico para a saúde, como no combate à obesidade, artrite e pontas duplas nos cabelos, mas, o que é verdade e o que não passa de mito?

O médico Michael Mosley, apresentador do programa da BBC Trust Me, I'm a Doctor, uniu-se ao especialista em obesidade e diabetes James Brown, da Aston University, em Birmingham (Inglaterra), para testar as afirmações. Primeiro, puseram à prova a teoria de que beber duas colheres de vinagre diluídas em água antes das refeições ajuda a regular o açúcar no sangue. Após uma sessão de testes com voluntários, no qual eles consumiram bagels em jejum com e sem vinagre de cidra, os especialistas comprovaram que o vinagre de cidra de maçã reduziu em 36% os níveis de açúcar durante 90 minutos.
A outra rodada de testes, os cientistas testaram os benefícios do vinagre na redução de peso, de colesterol e de níveis de inflamação. Após uma bateria de testes, não houve nenhuma comprovação de que a bebida possa ajudar a perder peso, nem reduzir o índice de inflamação, mas se mostrou eficiente no combate ao colesterol, reduzindo o índice em em cerca de 13%. Os triglicerídeos também baixaram consideravelmente.
"Reduzir os índices de triglicerídeos dessa maneira pode diminuir significativamente suas chances de ter um ataque cardíaco no futuro", afirma Brown. "Então ficamos realmente entusiasmados com os resultados".
Para fazer efeito e não fazer mal, por ser muito ácido, o vinagre deve ser diluído em água ou adicionado à comida, recomenda Mosley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo