googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 26 de novembro de 2016

Programa de exploração de Marte precisa de verba para continuar

"Fizemos o teste. Aprendemos com este teste e estamos preparados para o sucesso", disse representante da agência espacial europeia

© DR
A agência espacial europeia (ESA) informou que o programa europeu de exploração do planeta Marte, designado ExoMars 2020, vai precisar de uma verba adicional de 400 milhões de euros (mais de R$ 1 bilhão) para prosseguir os objetivos traçados.

A informação surge um mês depois de o módulo de aterrissagem Schiaparelli (elemento da missão ExoMars 2016) ter chegado a superfície de Marte.
Os ministros responsáveis pela tutela da área espacial dos 22 Estados-membros da ESA e do Canadá devem decidir sobre esta verba adicional durante uma reunião prevista para a próxima semana (quinta e sexta-feira) em Lucerna (Suíça).
A ESA precisa do dinheiro "para todos os trabalhos técnicos necessários para desenvolver o veículo até à fase de lançamento", anunciou à comunicação social David Parker, diretor dos voos espaciais e da exploração robótica da ESA.
A missão ExoMars 2020 prevê o envio para Marte de um veículo robotizado, o primeiro europeu no planeta, que vai andar na superfície e recolher e analisar amostras do subsolo que possam conter sinais de vida passada, ou até presente.
Esta missão foi precedida pela missão ExoMars 2016, que terminou no último dia 19 de outubro, quando a Europa conseguiu colocar a sonda europeia-russa TGO na órbita de Marte. A missão ficou marcada no entanto pelo acidente, provocado por um problema no software de navegação, do módulo Schiaparelli.
Foi uma experiência. Aprendemos com as coisas que correm mal e com as coisas que correm bem numa experiência", destacou David Parker.
"Fizemos o teste. Aprendemos com este teste e estamos preparados para o sucesso", acrescentou o representante.
O programa ExoMars 2020 "continua sendo cientificamente convincente, não existe qualquer outra missão planejada para estudar a superfície de Marte", concluiu. Com informações da Lusa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo