googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Cientistas testam internet sem cabo tão rápida quanto por fibra ótica

Tecnologia que utiliza partículas de luz ainda está em fase de testes

© iStock

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, estão testando uma conexão que pode ser tão rápida quanto a internet por fibra ótica, mas utilizar fios.

A tecnologia por trás da experiência se vale fótons para transmitir dados pelo ar - até então, estas partículas de luz eram utilizadas apenas em redes cabeadas.
Os resultados da pesquisa revelaram que o sinal de Internet em forma de fótons percorreu, em uma velocidade superior a 1 Gbps, cerca de 1,6 km em zona urbana. De acordo com o 'Techtudo', a tecnologia também foi capaz de manter as informações intactas.
Em termo de comparação, redes de fibra ótica atingem hoje velocidades de transmissão de aproximadamente 10 Gbps. A experiência tem um futuro promissor, podendo significar um custo menor de conexão, sem a necessidade de cabos.
A tecnologia, contudo, ainda passa por limitações. Ela não é capaz de atravessar paredes - ao contrário do sinal de Wi-Fi. Com isso, o recurso pode não ser tão prático em casas ou prédios.
Caso tenha se animado, a reportagem lembra que a técnica ainda está em fase de testes. Por isso, ainda não há qualquer previsão de lançamento.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo