googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Cuba antecipa eleição que encerrará 'era Castro'

Assembleia Nacional escolherá novo presidente nesta quarta-feira (18)

© Reuters
O Conselho de Estado de Cuba decidiu adiantar em 24 horas a sessão da Assembleia Nacional que elegerá o novo presidente do país, colocando fim à dinastia dos irmãos Castro na ilha.

A votação estava marcada para a próxima quinta-feira (19), mas foi antecipada para esta quarta (18). O Conselho de Estado, chefiado por Raúl Castro, afirmou que a mudança foi realizada para "facilitar o desenvolvimento das etapas que exige uma sessão de tal importância".

A Assembleia Nacional, Parlamento unicameral do país, possui 605 membros e foi formada nas eleições do último mês de março, em um processo controlado pelo Partido Comunista de Cuba (PCC). Aos 86 anos, Raúl governa desde 2008, após ter comandado o aparato repressivo de Fidel.
O vice-presidente e engenheiro Miguel Díaz-Canel, 57 e nascido depois da Revolução Cubana, é o mais cotado para substituí-lo. De perfil discreto, ele cresceu dentro do PCC e empunha a bandeira da continuidade, mas não faz parte dos quadros históricos do partido.
Se assumir a Presidência, é provável que seu poder dependa mais de seu desempenho pessoal do que de sua própria figura, ao contrário dos irmãos Castro. Com informações da ANSA.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo