quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Conheça os benefícios da ervilha e insira este vegetal na alimentação

Especialista esclarece dúvidas sobre as propriedades da leguminosa e os benefícios para o organismo

© DR


Rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, a ervilha é considerada uma das leguminosas mais nutritivas por ter grande concentração de proteína, vitaminas, fibras e sais minerais. Por essa razão, o alimento é uma ótima opção para quem não consome proteínas de origem animal e busca uma alternativa à soja.


De acordo com o Dr. Benício Pereira, médico que se dedica à medicina do estilo de vida na Clínica de Vida Natural e consultor da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, os benefícios da ervilha para o organismo são muitos, podendo até substituir o feijão nas refeições principais, para variar o cardápio.
O profissional responde abaixo cinco perguntas sobre a leguminosa que, além fornecer nutrientes importantes, ajuda na recuperação muscular após a prática de exercícios físicos:
A proteína da ervilha é boa para o organismo?
Sim. O alimento apresenta grande carga proteica, que contribui principalmente para a manutenção e ganho de massa muscular. As proteínas ainda são responsáveis pela produção de hormônios e anticorpos. “Para o organismo manter essas atividades reguladas é necessário consumir cerca de 50g de proteína diariamente. O consumo pode variar de acordo com as especificidades de cada pessoa”, pontua.
Graças à qualidade do valor proteico, a leguminosa tem ganhado cada vez mais espaço no mercado fitness e veggie, por ser uma alternativa à proteína de carne animal e ao whey protein. Há suplementos que são feitos à base de ervilha, com baixo nível de carboidrato, ideal para quem deseja emagrecer. Além desses, existem produtos vegetarianos e veganos feitos com a proteína isolada da ervilha, destinados para todos os públicos.
Quais vitaminas estão presentes no vegetal?
Na ervilha são encontradas cerca de cinco vitaminas como, por exemplo, E, C e K, que contribuem para fortalecer o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Já as do complexo B auxiliam na manutenção dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardiovasculares.
A ervilha também é composta por fibras?
Sim. As fibras alimentares da leguminosa contribuem para o trânsito intestinal e garantem a melhora da digestão e eliminação de toxinas do corpo. “As pessoas que estão em processo de emagrecimento e quem tem problemas de prisão de ventre podem se beneficiar com essa propriedade da ervilha”, explica.
Quais sais minerais estão na composição do alimento?
Fósforo, ferro, zinco e magnésio são os principais sais minerais presentes na ervilha. Todos esses nutrientes são importantes para o funcionamento regular do sistema nervoso. A falta de magnésio, por exemplo, está associada a problemas como ansiedade, insônia e hiperatividade.
Quais outros benefícios para a saúde?
Além de todos os nutrientes mencionados acima, a ervilha tem baixo teor de gordura e é uma ótima aliada para equilibrar os níveis de colesterol, gordura e sódio no sangue. Por fim, o especialista aponta que a leguminosa também auxilia a regular o nível glicose no sangue, prevenindo o aparecimento da Diabetes e ajudando a controlá-la em pessoas que já possuem a doença.

Via...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo