googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 26 de maio de 2020

Montenegro diz estar 'livre do coronavírus' após 20 dias sem contágios

O país de 650.000 habitantes não registra um novo contágio por coronavírus desde 04 de maio

© DR
O Montenegro declarou-se hoje um "país livre de coronavírus" ao considerar que venceu a pandemia da covid-19 no seu território, que não registra agora oficialmente nenhum caso de infecção após 20 dias consecutivos de provas com resultados negativos.


"Somos o último país europeu que registoru um 'primeiro caso' da covid-19 e o primeiro que conseguiu erradicar o vírus!", declarou em comunicado oficial o ministro da Saúde, Kenan Hrapovic.
Segundo o Instituto de saúde pública montenegrino, o país de 650.000 habitantes não registra um novo contágio por coronavírus desde 04 de maio, com um total de 324 casos contabilizados desde a detecção do primeiro, em 17 de março.
No domingo foram examinadas 140 pessoas e sem resultados positivos, com as autoridades concluindo que neste momento, no país, "não existe nenhum caso ativo de infecção" pelo coronavírus.
O Instituto de saúde anunciou que caso a ausência de novos contágios se prolongue durante num período de 28 dias, o Montenegro proclamará oficialmente o fim da epidemia em 02 de junho.
Hrapovic agradeceu ao médicos e pessoal sanitário, e ainda à população, pelo seu comportamento que facilitou esta evolução favorável.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infectou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo