segunda-feira, 18 de maio de 2020

Onda de calor atinge Turquia com temperaturas máximas até 41 graus

No Mediterrâneo Oriental, as temperaturas vão atingir os 40 graus

© DR
Uma massa de ar quente proveniente da África vai atingir esta semana todo o território da Turquia, gerando uma onda de calor com temperaturas máximas até os 41 graus, um registro recorde e atípico para a atual época.


"Devido à onda de calor procedente de África, as temperaturas vão subir entre sete e 13 graus. O calor vai durar 10 dias e vamos enfrentar temperaturas típicas do verão", afirmou o meteorologista Orhan Sen, citado pela agência de notícias estatal turca Anadolu.
"A temperatura em Istambul poderá chegar aos 33 graus. Em Esmirna e Mugla (na costa do Mar Egeu) pode ultrapassar os 40 graus. No Mediterrâneo Oriental, as temperaturas vão atingir os 40 graus", destacou.
Segundo o serviço meteorológico turco, a onda de calor deverá atingir o pico entre hoje e terça-feira e vai afetar todo o país.
As autoridades de várias províncias turcas emitiram comunicados alertando as respectivas populações sobre o aumento atípico das temperaturas.
A província de Adana, no sul do país, já registou hoje temperaturas muito altas, com os termômetros passando os 41 graus, o registro mais alto verificado nesta época do ano nas últimas sete décadas.
Dezenas de habitantes de Adana compartilharam imagens e vídeos nas redes sociais fritando ovos no asfalto quente, uma espécie de tradição naquela zona durante os meses mais quentes do verão.
Previsões recentemente citadas por jornalistas internacionais apontam que 2020 poderá ser o ano mais quente desde que há registos.
De acordo com as estimativas, citadas em finais de abril pelo jornal britânico The Guardian, 2020 tem entre 50% a 75% de probabilidades de quebrar o recorde de 2016, o ano mais quente desde que se registram as temperaturas.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo