googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Brasil registra 484 mortes por Covid em 24 h e 12.582 casos

Com isso, o país chegou a 591.518 óbitos e a 21.246.954 infecções desde o início da pandemia

 

© Getty Images

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registrou 484 mortes por Covid e 12.582 casos da doença, nesta terça-feira (21). Com isso, o país chegou a 591.518 óbitos e a 21.246.954 infecções desde o início da pandemia. O Rio de Janeiro não divulgou dados de Covid, nesta terça.

A Bahia não registrou casos devido a problemas na plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde. "Essa é uma falha recorrente desde o lançamento da nova versão em 8 de setembro de 2021", afirmou o estado.

As médias móveis de mortes e casos tiveram aumento em relação aos dados de duas semanas atrás. Isso ocorre em meio ao registro de informações represadas de meses anteriores e outros problemas enfrentados recentemente por alguns estados.

O estado de São Paulo, na segunda (20), relatou problemas e disse que os óbitos notificados são inferiores ao esperado "devido a uma instabilidade no serviço do Sivep, sistema federal onde são notificados os casos graves de Covid-19 e as mortes".

Na semana passada, os dados diários do consórcio também foram afetados por represamentos de casos em São Paulo, que incluiu dezenas de milhares de infecções de meses anteriores. Também na última semana, o Rio de Janeiro teve problemas no sistema de notificação e não divulgou os dados em uma ocasião. Roraima, em outro dia, também teve problemas.

A média móvel de casos agora é de 32.745 infecções por dia, aumento de 88% em relação aos dados de quatorze dias atrás. Já a média móvel de mortes é de 524 vidas perdidas diariamente, aumento de 14%, em relação ao dado de duas semanas atrás (o que configura uma situação de estabilidade).

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados em 25 estados e no Distrito Federal.​

O Brasil registrou 1.713.901 doses de vacinas contra Covid-19, nesta terça. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 509.424 primeiras doses e 1.155.378 segundas. Também foram registradas 1.708 doses únicas e 47.391 doses de reforço.

Ao todo, 142.625.292 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil -78.139.794 delas já receberam a segunda dose do imunizante.

Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 82.315.330 pessoas com esquema vacinal completo no país.​

Com isso, 90,57% da população com mais de 18 anos já recebeu ao menos uma dose (nesse caso, a 1ª dose de alguma vacina ou o imunizante de dose única) e 50,78% (também com mais de 18 anos) recebeu as duas doses recebidas ou a dose única da Janssen.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo