googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Butantan vai iniciar reforço em idosos em Serrana sem antes divulgar dados do estudo

 

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, cerca de 5.000 pessoas acima de 60 anos receberão a Coronavac em Serrana

© Shutterstock

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Instituto Butantan vai iniciar a aplicação de uma terceira dose em idosos com mais de 60 anos na cidade de Serrana, no interior de SP, na próxima segunda-feira (6).

A dose de reforço para essa população ocorre antes que os dados do estudo de efetividade da Coronavac, conduzido pelo instituto entre os meses de fevereiro e maio na cidade, tenham sido publicados.

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, cerca de 5.000 pessoas acima de 60 anos receberão a Coronavac em Serrana. As doses serão doadas pelo próprio instituto, que irá providenciar a vacinação junto com a prefeitura da cidade nas próximas semanas.

A decisão foi tomada pelo Butantan e pela Secretaria Estadual de Saúde para acelerar a aplicação no município, de acordo com Gustavo Volpi, coordenador da etapa sorológica do estudo em Serrana, denominado Projeto S.

"O objetivo é seguir a diretriz do estado, em um passo mais acelerado, mas não houve nenhuma mudança nos dados referentes à cidade que possa indicar uma necessidade [de dose reforço]", afirmou.

Diversos estudos apontam para uma redução da taxa de anticorpos decorridos de seis a oito meses após a aplicação das vacinas. Isto não significa que elas deixem de funcionar, mas uma dose de reforço pode ajudar o organismo a gerar mais resposta protetora.

O Projeto S foi desenhado para avaliar em um intervalo relativamente curto o efeito da vacinação em massa em todos os adultos de uma cidade para controle da pandemia. O estudo dividiu a população de Serrana em quatro grupos, segundo os bairros da cidade, e cada um deles recebeu a vacina com uma semana de diferença."

No dia 31 de maio, o Butantan divulgou os resultados preliminares do projeto: com 95,7% da população acima de 18 anos vacinada, houve uma redução de 95% de mortes, 86% de internações e 80% de casos sintomáticos por Covid.

Apesar de os resultados serem positivos, eles foram apresentados exclusivamente nessa data, com informações já prontas, sem a possibilidade de análise dos dados brutos. Volpi afirma ainda que acabou de ser completado o primeiro período de acompanhamento de três meses dos dados de Serrana e que uma versão do artigo já está sendo desenvolvida pelos autores do estudo. A expectativa é que a publicação seja nos próximos meses.

Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo