sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Casa escapa 'por milagre' a lava do vulcão Cumbre Vieja em La Palma

Imagem, captada pelo fotógrafo Alfonso Escalero, foi divulgada no Twitter e é já considerada "histórica"

© Reprodução Twitter / @lanbrue

Uma casa escapou por milagre à lava do vulcão Cumbre Vieja que entrou em erupção no último domingo na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha. A imagem, captada pelo fotógrafo Alfonso Escalero, foi divulgada no Twitter e é já considerada "histórica". 

A casa fica num pequeno pedaço de terreno ainda verde, enquanto tudo à sua volta está em cinzas, queimado pela devastadora passagem da lava. 

De recordar que Sebastián Franquis, o responsável pelas Obras Públicas, Transportes e Habitação das Canárias, anunciou, nesta quinta-feira, que o seu departamento está gerindo a aquisição de um total de 280 casas de nova construção que já estejam terminadas ou quase finalizadas. 

A medida foi tomada para fazer face à "emergência habitacional" causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja, que já dizimou 350 edifícios desde domingo e desalojou centenas de pessoas. 

Devido ao vulcão Cumbre Vieja, as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias.

A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. A erupção atual poderá prolongar-se até 84 dias, de acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias. 

Nesta quinta-feira, o espaço aéreo na zona do vulcão foi restringida para facilitar o funcionamento dos serviços de emergência. A medida visa apenas evitar que drones e meios da comunicação social sobrevoem  o local, pelo que não tem impacto na aviação comercial. 

Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo