terça-feira, 26 de outubro de 2021

Câncer que matou o ator de 'Friends' é o segundo mais fatal entre homens

O ator norte-americano sofria de câncer da próstata em estágio avançado

© Getty Images

James Michael Tyler, que será para sempre lembrado pelo papel de Gunther, na série 'Friends', morreu neste último domingo, dia 24 de outubro, vítima de câncer da próstata. O  ator tinha apenas 59 anos.

Na edição de segunda-feira (25) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, emitido pela CNN Brasil, o neurocirurgião Fernando Gomes falou detalhadamente sobre a doença que mata anualmente milhões de homens em todo o mundo.

Tyler foi diagnosticado com o tumor na próstata em 2018 e, mesmo após ser submetido a múltiplos tratamentos agressivos, a doença acabou por se espalhar para os ossos - tornando-se assim metastático.

Segundo as sociedades médicas dos Estados Unidos, o câncer da próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no país.

Fernando Gomes alertou para o perigo letal da metástase, que consiste na propagação das células cancerígenas para demais partes do corpo e como este processo acaba por ser decisivo na evolução do doente.

"Pessoas do sexo masculino com mais de 50 anos precisam  procurar um urologista. Se tiver antecedente familiar referente a câncer da próstata, acelere a ida para os 45 anos", recomendou o médico.

Acrescentando: "o diagnóstico precoce faz com que o tratamento seja mais eficiente e a chance de cura seja muito maior".

Fernando Gomes abordou igualmente o preconceito que ainda existe relativamente ao exame de toque.

"Basta os homens olharem o exemplo das mulheres, que desde muito cedo fazem os exames preventivos no ginecologista. A mesma coisa tem que acontecer com os homens", salientou.

Via...Notícias ao Minuto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo