googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

EUA vão 'responder de forma decisiva' a eventual invasão russa na Ucrânia, diz Biden

A declaração de Biden, que citou também aliados americanos, foi divulgada em um comunicado da Casa Branca

© JIM WATSON/AFP via Getty Images

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o país "vai responder de forma decisiva" no caso de uma eventual ação militar de invasão da Rússia na Ucrânia. O democrata conversou por telefone com o ucraniano Volodimir Zelenski.

A declaração de Biden, que citou também aliados americanos, foi divulgada em um comunicado da Casa Branca.

Em meio a um aumento das tensões em torno da Ucrânia, o democrata havia falado também com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por videochamada na última quinta-feira (30). Na ocasião, os dois alertaram para um possível rompimento na relação entre os países em decorrência da escalada de ânimos no leste europeu.

EUA e Rússia passam por um dos momentos de maior tensão da história recente depois que Kiev e Washington acusaram Moscou de planejar um ataque contra a Ucrânia após posicionar dezenas de milhares de soldados próximos à fronteira da ex-república soviética.

A Rússia anexou em 2014 a península da Crimeia, em resposta a uma revolução pró-Ocidente, que derrubou um presidente alinhado ao Kremlin. Os russos também são acusados de apoiar separatistas ucranianos que lutam contra o governo de Kiev no leste do país.

Na videochamada de quinta-feira, Biden voltou a ameaçar a Rússia com sanções econômicas em caso de ataque, o que Putin chamou de "um erro colossal".

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo