segunda-feira, 11 de abril de 2022

'Age como se fossemos culpados', diz Zelenski em critica à Rússia

A guerra chegou ao seu 47º dia nesta segunda-feira (11).

Getty Images 


SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, fez novo pronunciamento na noite deste domingo (10) e disse que a Rússia começou uma "guerra em grande escala" e acusa os ucranianos de serem os "culpados" do conflito. A guerra chegou ao seu 47º dia nesta segunda-feira (11).

"Eles destruíram a vida de milhões. Eles começaram uma guerra em grande escala e agem como se fôssemos culpados por isso", afirmou Zelensky, que ainda chamou os ucranianos de "as pessoas mais corajosas do melhor país do mundo".

"Nossa luta pela é liberdade, pelo Estado. Mais uma semana que a Ucrânia permaneceu viva, apesar de todos os esforços da Rússia para nos destruir. Estamos lutando. Estamos defendendo. Estamos repelindo os ataques", acrescentou o presidente.

Zelenski também reforçou que a Ucrânia está fazendo todo o possível para vencer a guerra e acusou a liderança russa de "mentir" nos esforços para tirar a culpa deles. "Quando a covardia cresce, tudo se transforma em catástrofe", disse.

O presidente acusou a Rússia perdeu o contato com a realidade, agindo como agressores, citando as mortes registradas na cidade de Bucha, o ataque com mísseis na estação de trem em Kramatorsk e "todas as cidades destruídas e vilarejos queimados".

Milhares morreram em Mariupol

Em discurso hoje no Parlamento da Coreia do Sul, Zelenski disse que milhares de pessoas foram mortas na cidade portuária de Mariupol. "Mariupol foi destruída, há dezenas de milhares de mortos, mas mesmo assim os russos não estão parando sua ofensiva", disse aos parlamentares sul-coreanos.

Ele também pediu armas ao país. Zelenski não especificou quais armamentos ele estava pedindo, mas disse que a Coreia do Sul tinha muitas armas que poderiam não só ajudar a salvar as vidas dos ucranianos comuns, mas também ajudar a evitar que a Rússia atacasse outras nações.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo